Foi se o tempo em que uma simples televisão a bordo e algumas revistas faziam a diferença no serviço das companhias aéreas. Com as novas tecnologias e o aumento da exigência do consumidor, as companhias começaram a investir mais em aplicativos próprios e em wi-fi para fornecer filmes e músicas que amenizam as longas horas de voo.
A fly emirates é referência quando o assunto é entretenimento a bordo. Eleita doze vezes consecutivas como o “Melhor serviço de entretenimento a bordo do mundo”, a companhia além de todo luxo, oferece câmeras de vista panorâmica, conexão wi-fi grátis, TV via satélite e uma mapa dinâmico para acompanhamento do voo sobre os oceanos.
No Brasil, as companhias oferecem aplicativos próprios que permitem que o passageiro assista aos seus conteúdos em tablets e smartphones. A Azul, por exemplo, possui o Azul Play, que deve ser baixado antes do embarque. Porém, o serviço só está disponível nas rotas operadas com o modelo A320 Neo (de Campinas para Rio, Recife, Salvador e Belo Horizonte, por exemplo). A Gol também possui o aplicativo Gol Online, com o serviço de streaming de filmes, séries e músicas em seu aplicativo.
A boa notícia é que as novas tecnologias ainda não impactaram diretamente nos valores das passagens aereas. E a tendência é que num curto prazo, a maioria das companhias passe a oferecer entretenimento on demand e dedicado a dispositivos pessoais, no lugar das telas embutidas nos assentos.