Seja por causa da antiguidade da cidade, fundada no período colonial, seja pelo fato do caráter cosmopolita devido à prosperidade econômica da primeira metade do século 20, Montevidéu, a duas horas de voo de São Paulo e ao lado do Rio Grande do Sul, conta com importantes acervos particulares de peças antigas que gradualmente deságuam em antiquários e em feirinhas como a da Plaza Matriz, aos sábados, e a da rua Tristán Narvaja, aos domingos.
Há muitos antiquários estabelecidos, principalmente na Ciudad Vieja.
Para os bibliófilos, Montevidéu também oferece tesouros.
A livraria Linardi & Risso, na rua Juan Carlos Gómez, perto da praça Matriz, tem um imenso acervo de livros antigos e raros sobre a América Latina (e, inclusive, sobre o Brasil).
Fulviusbsas/Wikimedia Commons |
Plaza Independencia em Montevidéu, Uruguai |
Quanto ao mercado de quadros, esculturas e objetos de arte, os antiquários geralmente conhecem bem o valor das mercadorias que têm em mãos.
Mas os preços não costumam ser exorbitantes. Eles dão margem… para o comprador achar que está fazendo um excelente negócio.
ARTESANATO ARTÍSTICO
No que se refere ao artesanato e aos produtos típicos do Uruguai (indumentária gaúcha, confecções de couro e de lã), agregam-se novos setores que, contemporâneos, aproximam as mercadorias da seara das artes plásticas.
Assim, o grande circuito do artesanato uruguaio atual inclui diversos produtores.
Objetos com a etiqueta “Hecho Acá” são vendidos na loja do porto, diante de onde atracam os transatlânticos de passageiros.
Já a marca “Mercado de los Artesanos” tem dois entrepostos, um no mercado e outro na praça Liberdade.
Finalmente a “Manos del Uruguay” mostra seus produtos ao lado do hotel Balmoral, na rua San José.
Além desses referenciais, há inúmeros artesãos talentosos produzindo peças por todo a cidade de Montevidéu. Quem quer investir um pouco mais, encontra sapatos e botas sob medida na Bisignano, na rua Barrios Amorín, esquina com a rua Maldonado.
Já os casacos de couro e jaquestas sob medida podem ser encomendados na “Montevideo Leather Factory”, na rua Plaza Independencia, 832.
A reputada lã uruguaia e, tambémk, roupas masculinas sob medida podem de ser encontradas na loja Staff, na rua San José, 883.
Por último, se você quiser algo da indumentária gaúcha, como o antológico chapéu de pêlo de lontra Nutri, procure na “Arte y Tradición”, que fica na rua San José, 1029.
Montevidéu é uma das capitais mais seguras da América do Sul. A população conta com um nível escolar e cultural que facilitam a comunicação.
Mas, para falar a língua sem recorrer ao portunhol, o bom mesmo é procurar um curso de espanhol, caso da Academia Uruguay, onde professoras como Maira Pírez focam as dificuldades mais triviais que os brasileiros encontram no aprendizado dessa língua.
PEDRO PAULO CARDOSO DE OLIVEIRA é mestre em estudos do desenvolvimento pela Universidade de Genebra (Suíça).
Fonte: Folha