Programa do Governo de São Paulo e da Sabesp prevê retirar 20m³ de lixo da represa por dia
O Governo de São Paulo e a Sabesp dão início nesta terça-feira (27/12), às 10h30, às operações do “Nossa Guarapiranga – Programa de Proteção e Limpeza do Reservatório Guarapiranga”, conjunto de ações realizadas para garantir a preservação da represa. Uma das principais iniciativas será a implantação das Ecobarreiras, redes compostas por boias e uma tela submersa que serão instaladas nas saídas de 11 córregos que deságuam na barragem e impedirão que o lixo seja carreado para a Guarapiranga.
Todos os resíduos retidos nas Ecobarreiras serão recolhidos por 10 botes e, na sequência, encaminhados para um barco, que levará o lixo até contêineres na margem. Por fim, o material segue para um aterro sanitário cedido pela Prefeitura de São Paulo. A meta é retirar uma média de 20m³ de lixo por dia das águas da barragem, material equivalente a quatro caçambas ou um caminhão.
Os benefícios alcançarão diretamente 1 milhão de pessoas que moram no entorno da Guarapiranga e outros 2 milhões que são abastecidas com a água do manancial.
O investimento total do Nossa Guarapiranga é de R$ 12,2 milhões e inclui ainda plantação de mudas de vegetação nativa, coleta de lixo que se encontra em grandes profundidades e retirada de macrófitas. O programa é desenvolvido em parceria pela Sabesp, Prefeitura de São Paulo, organizações sociais e clubes da região.
Serviço
O que: Implantação das Ecobarreiras na Guarapiranga
Quando: Terça-feira, 27 de dezembro de 2011, às 10h30
Onde: Antigo Golfe Clube – Av. Atlântica, altura do nº 2.300, São Paulo (SP)
Informações à imprensa
Assessoria de Imprensa da Sabesp
Tel.: 3388-8596 / 9327 / 8387 / 8240 / 9427
Twitter: @CiaSabesp
Flickr – www.flickr.com/sabesp
Youtube – www.youtube.com/
Plantão Imprensa Sabesp: 8685-3175 (durante a semana, das 19h às 8h, e 24 horas nos finais de semana)