Se houvesse um Oscar para a cena mais quente de restaurantes no mundo, Los Angeles certamente estaria entre os favoritos a ganhar. Apreciadores da boa gastronomia – e aqueles que aspiram a ser – conhecem a excelência da região, mas muitos ainda ficam surpresos ao descobrir que na cidade há como se ter diferentes experiências, pode-se visitar locais rurais que proporcionam as mais diversas iguarias para as mesas da cidade. Ao redor dos arranha-céus sofisticados, dos diversos marcos de entretenimentos e dos intermináveis de estúdios de cinema, há uma terra agrícola riquíssima. O resultado é uma cozinha onde a comida é a maior celebridade – apreciada pelos visitantes, moradores e astros de Hollywood.

Primeiro dia: Los Angeles

Comece o seu dia de folga passeando em um dos mercados de agricultores ou nas feiras na Greater Los Angeles, em qualquer dia da semana. Para um delicioso café da manhã, mergulhe nas especialidades locais como frutos frescos, bolos, muffins ou croissants. Além dos alimentos frescos produzidos na temporada e os assados, os mercados também oferecem muitas flores, queijos, produtos de artesãos e até frutos do mar. Cada mercado é único e os tipos de mercadorias vendidas variam. Muitos oferecem produtos orgânicos, frutas, legumes e ervas. Para obter mais informações sobre os mercados: www.farmernet.com/events/cfms

Se preferir outro estilo de café da manhã, vá ao La Provence Patisserie & Café (www.laprovencecafe.com), em Beverly Hills, onde há como saborear bolos e passear nas lojas de decoração. O proprietário treinado na França, Farshid Hakim, produz seu próprio café e faz sanduíches de croissant que seduzem todo o bairro. Na verdade, pâtisserie e lojas de doces e bolos estão espalhadas por toda LA, incluindo as mais renomadas como Jones on Third (www.joansonthird.com/), Susie Cakes (www.susiecakesla.com/), Dainties Cupcakes (www.daintiescupcakes.com/) e Sprinkles Cupcakes (www.sprinklescupcakes.com/). Este último é uma febre declarada da região: Katie Holmes, Teri Hatcher e Oprah Winfey já se derreteram pelos bolinhos. São 23 sabores, entre eles banana, gengibre com limão, chocolate com marshmallow, canela e mocha, todos com a massa levinha e cobertura à base de cream cheese.

Existem inúmeras atrações para desfrutar entre as refeições em Los Angeles, de estúdios de cinema – como a Universal Studios –, museus de artes cênicas, até praias e lojas conhecidas mundialmente (da CityWalk a Rodeo Drive). Se você está procurando grandes restaurantes que utilizam ingredientes locais, há muito mais do que você pode visitar em apenas um dia: Lucques (www.lucques.com), onde a chef Suzanne Goin foi vencedora do James Beard Foundation’s 2006 Best Chef; Grace Restaurant (www.gracerestaurant.com/), onde o chef Neal Fraser criou o menu “Close to Home”, em que 90% dos ingredientes dos pratos tem origem nos arredores do restaurante; e Wilshire Restaurant (www.wilshirerestaurant.com/), onde as criações do chef Christopher Blobaum são feitas a partir de pequenas fazendas familiares e produtores orgânicos. Apresentando-se como um ambiente sustentável, este restaurante reflete os elementos – terra, fogo, água, céu – em seu espaço.

Outro favorito é o restaurante Josie (www.josierestaurant.com/entermain.htm), onde a chef Josie LeBalch é uma das muitos chefes que freqüenta os mercados locais e o fazem parte das suas ofertas. Os californianos mais saudáveis também adoram o Urth Café (www.urthcaffe.com), com chás e cafés orgânicos, assim como pratos deliciosos e saladas. Você pode esbarrar celebridades nos restaurantes de Los Angeles ou jantar em um dos points das estrelas, o Mr. Chow (http://www.mrchow.com/) ou Crustacean Restaurant.

Outra opção para a tarde é para mergulhar na fascinante fusão de sabores de Los Angeles. Lar de algumas das mais diversas comunidades étnicas do país – entre elas a do Camboja, Coréia, Indonésia, Vietnã, Tailândia, América Central e América do sul – LA oferece uma oportunidade para satisfazer sua fome de especiarias globais em uma única cidade. Embora existam muitas tendências que tomaram conta, provavelmente a mais duradoura e mais difundida é o sushi, que reflete a rica influência do Japão na cidade (LA é o lar de um dos três únicos remanescentes Japantowns nos EUA.). O Urasawa oferece uma experiência íntima e privilegiada. Com apenas 10 bancos de bar e nenhum menu, o chef Hiro Urasawa leva você a uma viagem de sushi como ele foi feito para ser experimentado. Para aqueles que procuram um pouco de estilo, no Katsuya (www.sbeent.com/katsuya/) são servidos alguns dos melhores sushis da cidade em um local cheio de gente bonita. Para transmitir um pensamento inovador, Nobu Matsuhisa dispõe em seu estabelecimento, Matsuhisa (www.nobumatsuhisa.com), uma fusão de elementos japoneses e peruanos, dando aos clientes uma nova visão de sushi bar.

Os carnívoros podem satisfazer sua paixão em várias churrascarias, como Cut (www.wolfgangpuck.com), em Beverly Hills. Este lugar com ar contemporâneo tem recebido muitos elogios, não só pelo o que é servido, mas também pelo design. Proeminente do arquiteto Richard Meier, que projetou também o Getty Center, ele criou um local moderno, elegante e chique. Outras churrascarias notáveis incluem: Mastro’s Steakhouse (www.mastrosrestaurants.com), em Beverly Hills, Lawry’s The Prime Rib (www.lawrysonline.com), BOA Steakhouse (www.boasteak.com) e Nick & Stefs (www.patinagroup.com).

Nouveau Food se apresenta em Los Angeles com vendedores ambulantes trazendo um novo significado à culinária de rua. Esses caminhões apresentam ofertas culinárias experimentais e os moradores são cobaias, seguindo a sua localização exata no Twitter. Os caminhões incluem: Kogi BBQ truck, com churrasco (Twitter: @ KogiBBQ) – que recentemente esteve na Hot List da renomada revista Conde Nast Traveler’s –, Sprinklesmobile (Twitter: @ Sprinklesmobile), Baby’s Badass Burgers (Twitter: @ BabysBBs), Coolhaus, com sorvetes (Twitter: @ coolhaus) e muitos mais

Depois que o sol se põe, se vista e mergulhe no glamour da cozinha de LA, onde a comida está no palco, tanto quanto seus patronos. Chegar com uma lista prévia é impossível, devido à grande variedade de chefs famosos e restaurantes para todos os gostos. Alguns restaurantes famosos podem ser encontrados em La Cienega, Beverly Hill’s, além do Matsuhisa, já mencionado. Beverly Boulevard e ruas estão emergindo como o mais recente epicentro culinário, lar para lugares como o restaurante Grace e os novos Mozza Restaurants, de Mario Batali e Nancy Silverton. Pizzeria Mozza e a um pouco mais formal Osteria Mozza (www.mozza-la.com), receberam uma avalanche merecida de elogios dos especialistas da mídia. Como o fundador do lendário La Brea Bakery (www.labreabakery.com/) a frente, só se pode imaginar quão incrível e crocante é a massa da pizza. Já o Osteria’s Mozzarella Bar é muito parecido com uma noite no teatro – pura arte e performance aplicadas à comida. Outros lugares notáveis incluem restaurantes como Spago (www.wolfgangpuck.com / restaurantes / finedining / Spago / BeverlyHills / index.php), que continua a seduzir os visitantes com a sua clientela de celebridades, o impecável menu com alimentos frescos e pratos inovadores.

Embora vários restaurantes sejam bons para qualquer itinerário, o carro-chefe Patina (www.patinagroup.com/patina/) é uma a estrela a parte no mundo gastronômico. Alojado no Walt Disney Concert Hall, esta impressionante sala de jantar serve alguns dos pratos mais elegantes da cidade. Se a sua visita pede uma ocasião especial, reserve a mesa privada do chef, feita de vidro e distante da cozinha. Em West Hollywood, o estrelado chef Gordon Ramsey, famoso por atuar na série Hell’s Kitchen, da FOX, fez sua segunda estréia com um novo restaurante, Gordon Ramsay At The London West Hollywood (www.gordonramsay.com). O restaurante oferece um menu inspirado nos ingredientes típicos da Califórnia, usados para criar pratos leves, saborosos e de acordo com o estilo inigualável de Los Angeles.

Depois do jantar, aproveite uma noite na capital do entretenimento com todo o glamour das suas boates. Bares de vinho estão aumentando como o Bottle Rock (www.bottlerock.net/), em Culver City, recentemente eleito o melhor em LA pelo CityGuide / AOL, e o Vinum Populi (www.vinumpopuli.com/) nas proximidades. Você também pode tentar a Eight-18 (www.eight-18.com/) em Toluca Lake, ou o Primitivo Wine Bistro (www.primitivowinebistro.com/) em Venice. Para obter a lista completa dos restaurantes e atrações em Los Angeles, acesse: www.discoverlosangeles.com

Day Two: Santa Monica
Se acontecer da sua viagem cair no meio da semana ou em um fim de semana, a dica é aproveitar o estilo “farm to fork” (“Campo à mesa”) de Santa Monica. Seja um dos milhões que visitam todo o ano o Santa Monica Farmer’s Markets para uma seleção de produtos frescos e sazonais. Os quatro mercados levam o CFMs (certificado dos mercadores que beneficiam as comunidades pela venda e produção de itens que são cultivados na Califórnia), situados às quartas-feiras na Arizona Ave. e 2nd St., aos sábados na Arizona Ave. e na 3rd St. e em 2200 Virginia Ave., e aos domingos na 2640 Main St. Os mercados de Santa Monica são conhecidos por sua seleção inigualável de produtos sazonais e seu mix de mercadorias e alimentos preparados. Não é de se estranhar que muitos chefs renomados da cidade têm ingredientes de lá. A rica diversidade de culturas permite uma troca semanal de costumes e receitas. Allyson Thurber, chef do renomado Lobster (www.thelobster.com/), utiliza ingredientes sazonais, como alho e lagosta para o outono em seu popular jantar “Herb-Grilled Spiny Pacific Lobster”.

Antes de sair do mercado do agricultor, pegue os ingredientes para um piquenique e um dia na praia, incluindo uma parada no píer de Santa Monica – um dos pontos mais badalados do sul da Califórnia com parque de diversões, aquário, carrossel, concertos gratuitos e muito mais. Se você preferir que o almoço mais requintado ao invés do piquenique, visite o já mencionado Lobster (www.thelobster.com/), na base do píer, com vistas deslumbrantes do oceano, lagostas frescas e coquetéis fazem as multidões pararem para conferir.

Se você estiver procurando celebrar uma ocasião especial, vá ao renomado Mélisse (www.melisse.com) para o jantar, que combina a sofisticação da cozinha francesa tradicional com o contemporâneo sabor americano. Ou então tente um de uma série de opções de alto nível, como o Catch Restaurant at Casa Del Mar (www.catchsantamonica.com); The Galley, o mais antigo bar e restaurante de carnes e frutos do mar e marisco de Santa Mônica (www.thegalleyrestaurant.net), ou The Penthouse, com uma vista panorâmica do seu terraço de um dos principais refúgios de luxo em Santa Monica (www.thehuntleyhotel.com).
Para obter mais informações sobre os restaurantes de Santa Monica e atrações, visite www.santamonica.com/

Outra opção para é tomar uma balsa de Long Beach ou Marina del Rey para Catalina Island (visitantes também podem pegar balsas de San Pedro, Dana Point e Newport Beach), onde fazer compras, passear a cavalo, jogar golfe, se aventurar em esportes aquáticos ou apostar em 30 experiências diferentes de jantar esperam os visitantes. Os restaurantes de Catalina Island variam do casual ao romântico – todos situados tendo a enseada como pano de fundo. O Catalina Country Club (www.visitcatalinaisland.com / avalon / dini_countryClub.php) conta com produtos naturais, orgânicos e frutos do mar provenientes da pesca ambientalmente sustentável. Sua lista de vinhos oferece uma variedade de uvas de produção orgânica e / ou de vinícolas que praticam a agricultura biodinâmica.

A primeira vinícola de Catalina está chegando em breve. Na Primavera de 2007, Geoff e Rusack Alison, os proprietários dos Vinhedos Rusack, perto de Solvang, trouxeram um sonho de 25 anos com o cerimonial “first planting”. Três variedades – Chardonnay, Pinot Noir e um Zinfandel especial – foram plantadas no interior da Ilha pelo El Rancho Escondido. Se tudo correr bem, a primeira colheita deve ser feita no outono. Para obter mais informações, visite www.rusack.com / about / catalina.html. Para obter mais informações sobre restaurantes e atrações Catalina, visite www.catalinachamber.com

Day Three: Pasadena
Pasadena está emergindo como uma jóia escondida para gourmets, com muitas opções para preencher seu dia. Se o pensamento sobre a arte de cozinhar já passou pela sua cabeça, você pode querer visitar a California School of Culinary Arts (www.csca.edu), uma das poucas escolas dos EUA a fazer parceria com o internacional renomado Le Cordon Bleu – a principal autoridade sobre técnicas culinárias, treinamento e desenvolvimento há mais de um século. Você pode assistir os alunos com seus dotes culinários no famoso Bistro 561 (www.561restaurant.com) – executado completamente por alunos do último ano e supervisionados por instrutores. Se você está mais interessado na arte do vinho, confira o Pasadena Neighborhood Winery (www.dvinewineusa.com/locations/california/pasadena/). Aqui você pode desfrutar de uma degustação de vinho ou um copo artesanal, personalizar sua própria marca ou até mesmo criar seu próprio lote de vinho. Você também pode escolher entre uma grande seleção de acessórios e presentes.

Para almoçar, desfrute de uma experiência “farm to fork” (campo à mesa) na Parkway Grill (www.theparkwaygrill.com), líder no movimento fresco da fazenda. Eles começaram a plantar sua própria horta orgânica há mais de 20 anos. Como a maioria da decoração de restaurantes em Pasadena, Parkway mantém esse espírito inovador com seu mercado orientado pelos ingredientes sazonais.

Após o almoço, visite a histórica Old Pasadena, cheia de curiosas lojas, butiques, galerias de arte e antiquários. Se você estiver na cidade em uma tarde de quinta-feira, confira o South Pasadena Farmer’s Market (www.farmernet.com), localizado na Meridian Avenue at Mission Street, das 16h às 19h. Se você precisa de uma terapia de chocolate, mergulhe na Leonidas Chocolate Cafe (www.myleonidas.com / leonidas_stores.html), um dos poucos chocolates gourmet em Pasadena. Produzindo o melhor chocolate da Bélgica, este café também oferece bebidas quentes, acessórios perfeitos para uma tarde com os amigos e trufas maravilhosas.

Para o jantar, leve o seu paladar para a França. Com a melhor cozinha francesa deste lado do Rio Sena, Bistro 45 (www.bistro45.com/) é uma lenda no sul da Califórnia e é rotineiramente homenageado pela Wine Spectator, Zagat e Condé Nast Traveler. Elegante e autêntica, esta antiga escola tem uma extensa carta de vinhos com autênticas iguarias francesas para transportar os visitantes de volta ao Velho Continente, cortesia do proprietário Robert Simon.

Como contraponto, o restaurante Maison Akira (www.maisonakira.com), em Pasadena, tem o domínio Franco e se funde com o extremo oriente. Com experiência em restaurantes em Paris e Tóquio, o chef Akira Hirose traz as culturas díspares juntas em um único conjunto artístico, proporcionando uma marca memorável da cozinha francesa contemporânea com um toque japonês.
Para obter mais informações sobre restaurantes e atrações Pasadena, visite www.pasadenacal.com

Pasadenacal.com