Com a presença do presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), engenheiro Murilo Celso de Campos Pinheiro aconteceu, no último dia 25, a abertura solene do II Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Sul Americana no lounge Chicha em Arequipa, cidade peruana localizada a 967 quilômetros da capital Lima.
Em seu pronunciamento, Murilo Celso, enalteceu a iniciativa de trazer para a Amazônia o debate sobre seu desenvolvimento e reconheceu o esforço empregado pela ONG Engenheiros Solidários que este momento tivesse se tornado realidade.
Também prestigiou o ato o representante do governo local, Anibal Diaz. Para ele, este tipo de iniciativa tende a encurtar cada vez mais o caminho para a integração entre os dois países. ”Nós só temos a agradecer a todos vocês porque o que vemos aqui nos mostra um tempo de esperança e oportunidades com relações mais justas e fraternas com a integração que tanto sonhamos e que irá proporcionar benefícios a todos os países do Sul do continente americano”, ressaltou.
O presidente da ONG Engenheiros Solidários e presidente do Fórum, Tião Fonseca, falou dos temas que debatidos no evento e do objetivo pelo qual a caravana está percorrendo a estrada que é esperada com muita ansiedade pelos povos dos dois paises. “Nós incluímos essa visita técnica ao roteiro do Fórum para promover uma completa integração que não e só técnica, mas também comercial e turística.”, assinalou.
Ele destacou ainda que Brasil e Peru são sócios majoritários do Rio Amazonas e por isso muito há que fazer agora para garantir saldo positivo no futuro e a realização do II Fórum é mais um passo dado.
(Fonte:: Assessoria do II Fórum)