A Eletrogoes S/A, concessionária de geração de energia elétrica apoiadora do IX Seminário Internacional de Sustentabilidade e X Prêmio Ecoturismo & Justiça Climática, explora o potencial hidro-térmico no Vale do apertado – Rio Comemoração no município de Pimenta Bueno, Rondônia.
Um dos empreendimentos é composto de uma Hidrelétrica de 73,5 MW, com três turbinas, projetada no sistema de fio d’água, com 4,5 km de canal e barragem composta de solo compactado e concreto vibrado e compactado.
O sistema térmico, composto de duas caldeiras de esteira, com capacidade de geração de 24,0 MW, utiliza cavaco de madeira para geração de calor. Este projeto prevê a utilização da madeira retirada do lago da Usina Hidrelétrica Estreito para atender com combustível a planta por um período de três anos.
Para atendimento da usina termelétrica à biomassa, denominada UTE Rondon II, após o período de consumo da madeira do reservatório, será utilizada a floresta energética de eucalipto que está sendo plantada na região. Para isto, o empreendimento montou um dos maiores viveiros de cultivo de mudas de eucaliptos clonados de Rondônia, com capacidade de produzir cinco milhões de mudas por ano, no qual está desenvolvendo mudas adaptadas às condições climáticas e solo do nosso estado.
Para falar sobre Florestas Energéticas, um dos temas do IX Seminário, foram convidados os especializados engenheiros florestais Antônio Caldeira Filho e Carlos Alberto Soares Monteiro.
Sobre o IX Seminário Internacional de Sustentabilidade – Em sua 9ª edição marcada para acontecer nos dias 17 e 18 de Novembro, na Faculdade São Lucas, em Porto Velho, o evento oferecerá discussões sobre os rumos da sustentabilidade climática e energética na região Norte do país, incluindo os debates sobre as Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio, Jiraú, Belo Monte e Ferreira Gomes.
O debate entre ambientalistas e ruralistas à respeito do novo código florestal brasileiro; a questão da construção da Rodovia Transoceânica e a possibilidade de maior interação econômica entre Brasil e Peru, e o destino Machu Picchu. E ainda este ano traremos a questão arqueológica na Amazônia Brasileira e Internacional e a importância da preservação dos patrimônios arqueológicos contra as mudanças climáticas.
Seminário na internet e redes sociais
Inscrições: www.revistaecoturismo.com.br
Hot site: http://www.revistaecoturismo.
Facebook: www.facebook.com/
Twitter: www.twitter.com/rev_ecoturismo