Na noite de 29 de julho deste ano, o estado da Califórnia foi o palco de grandes premiações. No Los Angeles Convention Center ocorreu a concorrida cerimônia do 96º Prêmio Spingarn Medal, uma iniciativa da Associação Nacional das Pessoas de Cor dos EUA (NAACP), honorável entidade centenária que congregou personalidades como Martin Luther King, Jesse Jackson, Samy Davis Jr e outros membros de destaque da política, da música, das artes e do cinema norte americano.

A premiada da noite foi Frankie Muse Freeman, ativista dos direitos civis norte americanos, ex-participante da NAACP que serviu durante 16 anos à presidência da República dos Estados Unidos da América e foi uma das responsáveis pela Sucesso da Marcha da Liberdade em Washington, verdadeira revolução civil liderada por Martin Luther King nos anos 60.

O ex- embaixador dos EUA na ONU Andrew Jackson Young, foi introdutor da cerimônia de premiação que ocorreu em Los Angeles em um jantar para mais de mil pessoas entre os quais diplomatas, políticos, empresários e artistas de expressão. Ex-prefeito de Atlanta por duas vezes e congressista, Young é um dos maiores seguidores de Martin Luther King, e fazia companhia ao líder americano, juntamente com Jesse Jackson, ex-candidato a presidente dos EUA, no dia do seu assassinato no Alabama.

Um dos mais líderes dos direitos civis norte americanos, atualmente Young dirige a Andrew Young Foundation e também a Good Works International, esta sediada em Atlanta, é especializada em cooperação com governos e entidades dos EUA, África e Caribe nas áreas de Turismo, Energia e Meio ambiente, além de angariar fundos para os países em desenvolvimento.

O discurso de Young foi ovacionado por muitos minutos, relembrando os principais episódios da luta pela implantação dos direitos civis norte americanos, por ser ele um dos únicos protagonistas vivos deste histórico processo na vida dos EUA. Suas palavras foram tão relevantes que contaram com a participação do presidente Barack Obama, transmitindo por um telão seus votos de sucesso aos participantes da honrosa solenidade de premiação do líder Frankie Freeman, saudada com energia pela platéia de formadores de opinião, composta por presidentes e diretores das maiores companhias do mundo, entre elas, Toyota, Coca-Cola, Bank America e UPS.

Após a fala do ex-embaixador, o jornalista Hércules Góes,  um dos dirigentes da Revista Ecoturismo e presidente do grupo editorial brasileiro, convidou oficialmente Andrew Young para falar aos convidados do 9º Seminário Internacional de Sustentabilidade e 10º Prêmio Ecoturismo e Justiça Climática, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de novembro em Porto Velho, Rondônia.

Young poderá falar sobre sua experiência de igualdade dos direitos civis afro americanos para os afro brasileiros, incluindo temas como inclusão social, erradicação da miséria e pobreza, energia, meio ambiente e cooperação internacional, temas abordados com propriedade pela Good Works.

O ex- embaixador vai se reunir com sua assessoria nos próximos dias para ver a possibilidade de comparecimento ao Brasil, já que tem convites de todo o mundo para proferir conferências e realizar cooperação dos EUA e países principalmente do continente africano e Caribe, sendo uma oportunidade para ampliar estas parcerias com o Brasil, o pais líder da America do Sul e dos Brics.

Neste clima de confraternização entre os povos, os convites para a vinda ao Brasil também se dirigiram para Roslyn M. Brock, presidente da NAACP, Leon Russel,vice- prersidente, Benjamin Todd Jealous, diretor- presidente da NAACP e Hilary Shelton, diretor e sênior VP da honorável entidade líder dos direitos civis nos EUA.

O brasileiro Nizan Guanaes, um dos líderes mundiais da luta pela inclusão social em todas as classes, em luta junto com o Bid, também recebeu o convite formulado no mesmo dia para Young e o grupo de líderes da NAACP.

 

 

Jacira Gonçalves e Hércules Magnus, diretamente do Los Angeles Convention Center para todo o mundo.                   jaciragoes@gmail.com