Foram lançadas na noite desta terça em Belo Horizonte, na sede da Fiemg, a federação industrial de Minas, as bases para o que está sendo chamado de ‘Caminho Religioso’ brasileiro, uma espécie de Caminho de Santiago de Compostela, percurso de 750 km que existe na Espanha e que atrai muitos fiéis em romaria durante todo o ano.
O caminho brasileiro pretendido vai ligar a Serra da Piedade, em Caeté (distante cerca de 50 km de Belo Horizonte), até Aparecida, em São Paulo. O trecho compreenderá aproximadamente 600 km, e poderá ser feito a pé, a cavalo ou de bicicleta.
A iniciativa tem o propósito de dar à Estrada Real –caminhos pelos quais o ouro e o diamante deixavam Minas para abastecer a corte portuguesa– também um destino de turismo religioso.
“O projeto segue o conceito do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha”, disseram os organizadores, que querem começar a demarcar o local ainda neste ano e concluir até meados de 2012. Participam dessa iniciativa também os governos de Minas e São Paulo, além das arquidioceses de Belo Horizonte e Aparecida.
O caminho ainda será definido, com o levantamento das características dos locais, infraestrutura e, se for o caso, identificação de propriedades particulares interessadas em participar desse projeto. A questão da segurança é outro ponto que será discutido.
“O roteiro integrado envolverá 86 municípios, localizados entre os santuários das padroeiras de Minas Gerais [Nossa Senhora da Piedade] e do Brasil [Nossa Senhora Aparecida]. Será voltado à peregrinação e meditação, com conceito e sinalização turística baseados no destino espanhol”, segundo os divulgadores da iniciativa.
Desses 86 municípios, 37 estão no eixo principal da Estrada Real, criada para ser uma referência turística, especialmente em Minas. Esse projeto ainda enfrenta muitas críticas por não ter conseguido dotar as cidades envolvidas com boa infraestrutura para atender aos turistas que por elas passam.
A intenção dos organizadores é que em cada ponto do caminho, que ainda será definido, o caminhante receba um carimbo no passaporte que receberá e, ao final, tenha um certificado de conclusão do percurso.
Fonte: Folha.com