Mais de mil pessoas acompanharam a vitória do eslovaco Filip Polc na 12ª Descida das Escadas de Santos, realizada domingo (9), no Monte Serrat. Secor/Prefeitura de Santos
Mais de mil pessoas acompanharam a vitória do eslovaco Filip Polc na 12ª Descida das Escadas de Santos, realizada domingo (9), no Monte Serrat. Polc, que venceu pela quarta vez a competição, desta vez levou o primeiro lugar com tempo recorde de 55 segundos e 284 centésimos. Na segunda posição ficou o australiano Mick Hannah. O brasileiro Wallace Miranda ficou em terceiro. As maiores estrelas do downhill participaram da competição que teve as semifinais e a grande final transmitidas ao vivo pelo Esporte Espetacular, da Rede Globo.
A modalidade atrai cada vez mais admiradores, principalmente crianças e jovens que compareceram em grande número para assistir ao show dos ciclistas pelos 415 degraus do percurso pelas escadas de um dos cartões postais da cidade. O autônomo Antônio Luiz de Castro, 54 anos, morador do Embaré, trouxe o filho Aloísio, de 11, para acompanhar as finais. “Meu filho gosta de pedalar, então eu trouxe”, disse.
Já Aloísio, que já tinha assistido a prova pela televisão, gostou da experiência. “É bem diferente ao vivo”. A prova também atraiu turistas que aproveitaram o pesseio pelo Centro Histórico. “Viemos andar de bonde e ficamos sabendo que teria essa corrida. Decidimos estender para conhecer o Monte Serrat e acabamos ficando para ver”, explicou o médico Durval Souza Medeiros, 47 anos, de Indaiatuba, no interior de São Paulo, que estava acompanhado da esposa e dos dois filhos.
Os comerciantes ambulantes aproveitaram o movimento. Com o calor, a pedida era se refrescar com água, refrigerante e o mate. Muitos comemoravam a renda extra. “Pra mim, trabalhar nessa competição, vendendo água, ajuda muito”, resume José dos Santos de Assis, 37 anos.
A edição 2014 da Descida das Escadas de Santos faz parte do calendário mundial, em parceria com a empresa Extreme Sport Fabril, da Eslováquia. Para o secretário de Esportes, Alcídio Michael Ferreira de Mello, Cidão, a competição ajuda a projetar o potencial esportivo da cidade em outros países. “Além disso, tem o legado social, já que muita gente da comunidade participa na manutenção e limpeza do entorno”.
A Descida das Escadas de Santos é uma realização da Liga de Ciclismo do Litoral de São Paulo, com apoio da prefeitura. O patrocínio é da Olla, Rexona, Sedex e Caixa Econômica Federal.