A Lepri – Finas Cerâmicas Rústicas, pioneira na produção de pisos e revestimentos sustentáveis, venceu pela segunda vez o Prêmio “Best in Show – Ceramics of Brasil” na categoria Sustentabilidade, agora com os revestimentos Ecopastilha Paper Bianchetto e Ecopastilha Etnica Bianchetto. Com curadoria do jornalista e crítico de design Marcelo Lima, o júri foi composto por 11 renomados jornalistas que atuam no segmento de arquitetura e decoração.
Fabricadas com vidro de lâmpadas fluorescentes e de telas de computadores, aparelhos de TV reciclados e resíduos da produção de Louças Deca, a Ecopastilha Paper e a Ecopastilha Etnica, ambas na cor Bianchetto, estavam expostas no estande da Lepri durante a 14ª Expo Revestir, a mais importante feira de arquitetura e construção da América Latina.
A Ecopastilha Paper está disponível no formato 3 x 3 cm e telada em placas de 33 x 33 cm, nas cores Gialetto, Verde Amazonia, Azul Noronha, Branco Brilhante, Castor, Cioccolato, Fendi, Bianco (branco fosco), Bianchetto, Biologica Crema e Biologica Cappuccino. Já a Ecopastilha Etnica está disponível nas colorações Bianchetto e Cinza Manhattan, no formato 5 x 5 cm e telado em placas de 33 x 33 cm.
O Prêmio “Best in Show – Ceramics of Brasil” foi criado pela ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), entidade que representa o setor nacional e internacionalmente, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e tem como objetivo destacar ainda mais os produtos nacionais de alto valor agregado.
As Ecopastilha Paper Bianchetto e Ecopastilha Etnica Bianchetto serão expostas em abril na Università Degli Studi di Milano, na Itália, como parte da mostra BRAZIL S/A durante a Feira de Milão, no “Fuorisalone”. O festival da cidade italiana é o mais tradicional e importante do mundo.
Sobre a Lepri – Finas Cerâmicas Rústicas:
Fundada em 1971 por José Lepri, a Lepri – Finas Cerâmicas Rústicas produz pisos e revestimentos cerâmicos sustentáveis. Pioneira na reutilização de vidros de lâmpadas fluorescentes reciclados na fabricação de seus produtos, a empresa, em prol do meio ambiente, viu a necessidade de se fazer o descarte correto deste material para evitar que seus componentes tóxicos contaminassem o solo e os seres vivos. Com essa inovação, a marca ainda conseguiu reduzir a temperatura de queima dos produtos, resultando na redução de emissão de poluentes e na economia de gás natural. Em 2006, a Lepri venceu o Prêmio Planeta Casa, da Revista Claudia – Editora Abril e, em 2010, tornou-se membro do Green BuildingCouncil, ONG que busca promover a indústria de construção sustentável no Brasil.
No ano seguinte, venceu novamente o Prêmio Planeta Casa, da Revista Claudia – Editora Abril. Em 2014, desenvolveu o uso de resíduos da produção de Louças Deca, como sobras de argila, que também foram incluídos na fabricação de seus produtos. No ano seguinte, o revestimento Brick Mattone Brunello conquistou o prêmio Best in Show na categoria Sustentável, durante a 13ª edição da Expo Revestir, a mais importante feira de arquitetura e construção da América Latina e foi exposto na Università Degli Studi di Milano, na Itália, como parte da mostra BRAZIL S/A durante a Feira de Milão, no “FuoriSaloni”.
Em 2016, na contínua busca por produtos ecologicamente sustentáveis, a Lepri – Finas Cerâmicas Rústicas desenvolveu uma técnica para reaproveitar rejeitos da mineração na produção de uma nova linha de revestimentos Brick. Essa linha está sendo fabricada a partir da lama da barragem de Fundão, da cidade de Mariana, Minas Gerais. Inicialmente, o processo foi desenvolvido para uma linha específica de produtos Lepri, mas a tendência é estender para outras. Os produtos levam os nomes de Mariana, Ouro Preto, Ouro Branco e Cappuccino.
Atualmente, a Lepri tem 99% de suas linhas fabricadas com materiais descartados, como vidros de telas de TVs e monitores de computadores, que passaram a ser utilizados na produção de pisos e revestimentos.
Fonte: Segs