Iniciativas integram os 36 programas socioambientais em andamento do Plano Ambiental

 

A Ferreira Gomes Energia completou um ano em setembro. Além das obras da Usina Hidrelétrica pela qual é responsável, a empresa dá continuidade aos 36 programas socioambientais previstos no Plano Ambiental ao investir também em infraestrutura, espaços públicos e em ações ambientais na região de Ferreira Gomes.

 

Os ganhos diretos para a economia dos municípios e do Estado do Amapá também já começam a aparecer nas estatísticas oficiais. Até o momento, foram feitos investimentos diretos no município de Ferreira Gomes. “Estamos empenhados em construir junto com a região um legado de melhorias que seja duradouro, com estímulo à qualificação das pessoas e em espaços e aparelhos públicos que resultem em melhor qualidade de vida”, afirma Gastão Rocha, diretor técnico da Ferreira Gomes Energia.

 

A oferta de oportunidades para profissionais locais é outro aspecto a se destacar. Especificamente para atender às obras, a companhia possui contratos com 14 empresas da região, além de outras nove que geram empregos locais.

 

Atualmente, cerca de 83% da mão de obra são de trabalhadores de Ferreira Gomes ou de Porto Grande. Esse índice supera a meta de 60% de contratações locais, estipulada pelo Programa de Qualificação de Mão de Obra em acordo com as prefeituras desses municípios e do governo estadual. Atualmente, dos 739 trabalhadores no canteiro de obras, 613 são do Amapá.

 

Ao longo das obras, serão gerados cerca de dois mil empregos diretos e cerca de 6 mil indiretos, especialmente em setores como serviços de comércio, gêneros alimentícios, material de uso na construção civil e atividades ambientais.

 

Melhorias de infraestrutura – Em agosto, a Ferreira Gomes Energia entregou as novas instalações do Bloco 1 da Pastor Jaci Torquato na cidade de Ferreira Gomes. Foram reformados, ao longo de quatro meses, o Bloco 1 da Escola e o Laboratório de Informática. As equipes de reforma realizaram reparos, pinturas, construções, instalações elétricas, troca de pisos e forros, entre outros. A empresa também já prepara também a reforma do Bloco 3 da escola.

 

Outro investimento recente em espaços públicos na cidade foi a revitalização do Estádio Valentim Monteiro. As reformas incluíram a colocação de alambrado no campo, reforma da arquibancada, construção de nova cabine de locução, construção de dois banheiros, readequação de dois vestiários e pintura total. O estádio é uma das sedes do campeonato, junto com os municípios de Itaubal do Piririm, Pedra Branca do Amapari e Oiapoque.

 

 

Programa Ambiental – Antes mesmo do início das obras da Usina Hidrelétrica, a empresa Ferreira Gomes Energia vem implementando projetos e ações resultantes de seu compromisso com as questões socioambientais nos municípios de Ferreira Gomes e Porto Grande. Estão sendo investidos recursos em 36 programas em diversos setores como ambiental, sociocultural, turismo. Na área ambiental e de saúde, destacam-se o Monitoramento da Qualidade da Água do Rio Araguari, Controle de Malária, Resgate da Fauna e Realocação de Flora, Resgate Arqueológico.

 

Sobre a Ferreira Gomes Energia – Empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Ferreira Gomes até o ano de 2045. A concessão foi obtida por meio de leilão promovido em julho de 2010 pelo Governo Federal. A UHE terá capacidade de gerar 252 MWh (megawatts-hora), com energia assegurada de 150,2 MW médios (megawatts médios). Mais de 700 mil pessoas poderão ser atendidas com a energia gerada. A Ferreira Gomes Energia é uma empresa da Alupar Investimentos, que atua no setor de transmissão e geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como hidrelétricas.

 

Informações para imprensa
Dione Amaral – dionejornalista@gmail.com
(96) 8100 6101 / 9148 2144

Sérgio Scuotto – sergio.scuotto@inpresspni.com.br
(11) 3330 3824