Mais de três mil pessoas estiveram no Mercado Municipal (Praça Iguatemi Martins s/nº, vila Nova) durante o feriado prolongado para visitar a 6ª Festa da Banana, a mais movimentada de todas as edições, segundo o Dear-RCH (Departamento de Administração da Região Central Histórica), responsável pela organização. O público pode conferir novidades gastronômicas, artesanato, oficinas e apresentações artísticas, além do ‘Mercado de Antiguidades’, que funciona permanentemente, no andar superior.

O evento reuniu 24 expositores da região que puderam divulgar e comercializar seus produtos. “Como ficamos no meio do Mercado consegui mostrar bem meus produtos. Vendi tudo”, disse Arlete França, proprietária da empresa Ouro Verde, do município de Eldorado, que participa do evento todos os anos.

Em termos de alimentação, os destaques foram a banana chips cortada em fatias bem finas; a torta tradicional da fruta; e o macarrão, considerado de baixa caloria e rico em fibras. Também fizeram sucesso bombons recheados de banana e brigadeiro; além dos doces naturais da fruta.

O artesanato a partir da fibra da bananeira também chamou atenção pela criatividade, com bolsas, carteiras, porta copos, cestos, luminárias, agendas, blocos, espelhos, tiaras e caixas decorativas.

Cultura e lazer
No final da tarde de domingo, o grupo Panorama do Choro Contemporâneo Paulistano fez uma apresentação que embalou os visitantes. “Esta e as outras apresentações estão demais. Santos é a melhor cidade com opções de lazer gratuito”, disse Raul César dos Santos, carregado de doces comprados para a neta. Para Mariclara de Oliveira, o chorinho foi o chamariz para conhecer o evento. “Eu adoro esse tipo de música e a festa é muito boa. Comi até banana salgada, e eu nem sabia que existia”.

Como parte do calendário oficial de eventos da cidade, a 6ª Festa da Banana teve apoio dos permissionários dos boxes e patrocínio da Mecânica OMEDI Automotivo, Associação dos Catraieiros, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santos, Usiarte – Acrílicos, Pepino Esporte, Nova Era Conservação e Serviços Ltda, Pickles Santista, Hotel Ping Pong, Mercado Mineirão e Avícola Jupiá.

Sevicoz
O estande educativo da Sevicoz (Seção de Vigilância e Controle de Zoonoses) previsto para ser montado sábado na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, foi transferido para a Festa da Banana.