Objetivo de retomada da feira com novo formato foi cumprido e a segunda edição já foi marcada para abril de 2017
A Feira Internacional de Turismo do Pantanal recebeu durante os cinco dias de evento cerca de 60 mil pessoas. A maioria era de Cuiabá, mas foram registrados também visitantes de vários estados brasileiros e de mais seis países: Bolívia, Paraguai, Chile, Peru, Argentina e China.
Foram cerca de 130 expositores, entre prefeituras, artesãos, restaurantes, buffets e empresários do setor turístico, que aproveitaram o espaço para divulgar seus empreendimentos e atrativos turísticos e também comercializar day-uses e hospedagens com descontos para quem adquirisse os pacotes durante a feira.
Para o secretário-adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro, a FIT Pantanal cumpriu com seu objetivo. “Após oito anos conseguimos, além de retomar a FIT Pantanal sob um novo formato, fazer com que deixasse de ser festa e passasse a ser uma feira voltada à realização de negócios, promoção e divulgação do Estado”, destaca.
Nigro acrescenta que outra meta importante cumprida pela FIT foi a integração dos povos da América do Sul. “Conseguimos integrar os povos da América do Sul, por meio de suas apresentações culturais com a participação de cinco países e mais a China, que é um grande parceiro comercial de Mato Grosso”.
Outros 50 profissionais de imprensa de veículos especializados em turismo do Brasil e de países como Holanda, Alemanha e Reino Unido também participaram da FIT. No período que antecedeu o evento, entre os dias 16 e 19, eles fizeram um fampress por Mato Grosso onde puderam conhecer lugares turísticos como Pantanal, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Nobres, Jaciara e Campo Novo do Parecis.
O jornalista do site Mallory on Travel do Reino Unido, Iain Scott Mallory, disse que os mato-grossenses têm que ter muito orgulho de seu Estado, pois o que ele viu por aqui é maravilhoso. “Vocês devem ter muito orgulho do Estado de vocês, do Pantanal, das belas cachoeiras de toda essa natureza maravilhosa. Principalmente das pessoas que aqui vivem que são muito receptivas”, disse.
Já o jornalista do programa de televisão e site Vida Arretada da Paraíba, José Vieira, disse que ao reunir jornalistas de várias regiões, o governo levou Mato Grosso aos olhos do Brasil. “A beleza sem medida do Pantanal, a magia de Chapada dos Guimarães e as águas que correm pelas serras e vales mato-grossenses agora estarão mais acessíveis aos brasileiros. A semente do turismo foi plantada com profissionalismo e essa árvore, que vai crescer com impressionante rapidez, vai garantir a afirmativa de que o turismo é um grande negócio. Para os brasileiros, conhecer as belezas do Mato Grosso, agora, é obrigação do coração”, finalizou.
Fonte: Sedec/MT