Grupo está envolvido em ação global para reduzir emissões de CO² e ajudar a manter o aquecimento global em menos de2°C
O grupo Carrefour estabeleceu a meta de reduzir em 40% a emissão de CO² em suas lojas até 2025 em relação a 2010. A informação foi divulgada hoje na Conferência Ethos 360°, em São Paulo, pelo diretor global de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Bertrand Swiderski.
Parceiro oficial da COP 21 (21ª Conferencia Mundial do Clima), que será realizada em Paris de 30 de novembro a 11 de dezembro deste ano, o Carrefour divulgou hoje suas principais metas para contribuir com a redução da emissão de CO² em suas lojas.
Entre elas, estão:
· Redução de 40% nas emissões de CO² em suas lojas até 2025 e de 75% até 2050
· Redução de 30% no consumo de energia até 2025
· Abastecer suas lojas com energia renovável
· Redução de 40% na emissão de CO² pelos refrigeradores até 2025
· Redução de 30% na emissão de CO² em transportes até 2025
· Comprometimento dos fornecedores com metas de redução de CO²
· Engajamento na luta contra o desmatamento, que é responsável por 20% das emissões globais de gases de efeito estufa.
“Para inverter a atual tendência de mudança climática, estamos conscientes de que temos de levar a uma mobilização sem precedentes na história, colocando em rede todas as iniciativas, a fim de nos concentrarmos nas questões mais importantes”, afirma Bertrand Swiderski, que foi um dos palestrantes da Conferência Ethos.
Com o apoio de suas 11,9 mil lojas em todo o mundo, seus 380 mil colaboradores e seus fornecedores e clientes, o Carrefour está empenhado na implementação de soluções concretas e no encorajamento de uma grande mobilização em torno das questões climáticas. “Para enfrentar os desafios atuais de desenvolvimento climático temos de “jogar em equipe”, especialmente entre empresas e entidades”, completa Swiderski.
O Carrefour realiza diversas ações contra o desperdício de alimentos e já doou o equivalente a 88 milhões de refeições a associações contra a fome no mundo. Em 2014, reciclou mais de 50 mil toneladas de resíduos, convertendo resíduos orgânicos em biometano. O grupo implementou ainda uma série de iniciativas contra o desperdício de energia, incluindo a instalação de um sistema de refrigeração com consumo energético reduzido e de equipamentos com portas isolantes. Com relação à luta contra o desmatamento, o Grupo Carrefour está trabalhando junto a suas principais cadeias de abastecimento (madeira, papel, óleo de palma, soja e gado) para mobilizar seus fornecedores e se compromete com a rastreabilidade dos seus produtos, a fim de impedir o desmatamento.
No Brasil, mais de 60% da energia utilizada nas lojas do Carrefour é proveniente de fontes alternativas como eólica, biomassa e de pequenas centrais hidroelétricas, que são consideradas fontes de energia de baixo carbono. Além disso, são adotadas medidas simples que garantem bons resultados como a iluminação à base de LED e a substituição de balcões frigoríficos por modelos fechados. Somente essas medidas foram responsáveis pela redução de mais de 25% na emissão de CO² por metro quadrado de loja no último ano. Na malha logística, o aperfeiçoamento no processo de entregas reduziu o número de viagens evitando, em 2014, a emissão de 300 toneladas de CO².