Bombeiros e brigadistas conseguiram extinguir na noite desta quarta-feira (28) os focos de incêndio que ainda resistiam no Parque Estadual do Rola-Moça, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Incêndio destrói área igual a 600 campos de futebol em SP
O local teve 650 mil m² de vegetação –80% do total– queimada por um grande incêndio que começou no fim de semana e pôs em risco moradores de condomínios nas imediações do parque.
Ontem, os trabalhos de combate às chamas mobilizaram 106 bombeiros e 50 brigadistas, que contaram com a ajuda de dois helicópteros e dois aviões.
O parque do Rola-Moça é uma importante área verde da região metropolitana de BH e, segundo o IEF (Instituto Estadual de Florestas), é o terceiro maior parque em área urbana do país. Ele abriga alguns dos principais mananciais que abastecem a capital mineira e está localizado em quatro municípios: BH, Brumadinho, Nova Lima e Ibirité.
Parque do Rola-Moça, na região metropolitana de BH |
A vegetação predominante é a do cerrado e mata atlântica. Como quase toda a área foi atingida pelo fogo, será preciso fazer a recomposição da vegetação com espécies nativas da região, afirmou o gerente do parque, o biólogo Marcus Vinícius de Freitas.
A fauna do parque, que tem cerca de 4.000 hectares, é constituída de espécies consideradas ameaçadas como onça-parda, jaguatirica, lobo-guará, gato-do-mato, veado-campeiro e o macuco (ave de grande porte).
O nome do parque estadual se deve a um caso que foi imortalizado em poema por Mário de Andrade. O escritor relatou a história de um casal que, logo após a cerimônia de casamento, cruzou a serra de volta para casa a cavalo, quando o animal da noiva escorregou no terreno e caiu no fundo de uma grota.
SERRA VERDE
Ontem, mais de 60 homens atuaram em um incêndio na mata próxima à Cidade Administrativa, sede do governo estadual no limite entre Belo Horizonte e Santa Luzia, na região norte da capital mineira.
Foram necessários quatro veículos dos bombeiros, além de um caminhão-pipa, um helicóptero e um avião.
O fogo começou pouco antes das 15h, na área do Parque Estadual Serra Verde. O incêndio só foi extinto por volta das 23h. De acordo com brigadistas do parque, a área queimada foi de aproximadamente 20 hectares –200 mil m².
Divulgação/Inpe | ||
Mapa mostra a quantidade de focos de queimada registrada em setembro no país |
Fonte: ESTADÃO