DIA MUNDIAL DA ÁGUA
16h00
Coletiva de Imprensa – Geral Balanço do 8º Fórum Mundial da Água
Local: Sala 33 do Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Auditório Planalto)
Participantes:
– Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial da Água
– Paulo Salles, copresidente fazer Comitê Organizador Nacional do 8º Fórum Mundial da Água
– Ricardo Andrade, Diretor-Executivo do 8º Fórum Mundial da Água
– Venilton Tadini, presidente-Executivo da Abdib e Membro do Comitê Organizador Nacional do 8º Fórum Mundial da Água
PROCESSOS
9h00
O destaque do Dia Será uma Sessão especial em Celebração AO “Dia Mundial da Água” coordenada Pela ONU-Água.
“Como Expandir o Apoio à Cooperação Internacional e à Capacitação para alcançar o ODS-6?” O ODS 6 Significa Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, that Trata de Acesso á Água e saneamento. O Objetivo dez 8 “alvos” ou Metas Que OS Países devem se comprometer. A sessãoirá discutir Compromissos Internacionais Como uma “Agenda de Ação Adis Abeba” que Pede Maior Apoio internacional e Parcerias Entre Atores INTERESSADOS para implementar hum Programa de Capacitação Eficaz em Países em Desenvolvimento.
A Sessão “Mulheres: Perspectivas e Desafios” Trara lideranças Femininas Como Margarida Yassuda, Coordenadora da Parceria Mulheres Pela Água; Rosana Garjuli – Socióloga; Dra. Anna Hluan, Patrona da Organização Mães Água de Myanmar e TE Urutahi Waikerepuru, Organização de Pesquisa Indígena Te Matahiapo, Nova Zelândia. A Sessão IRA discutir Questões Sobre Água e Gênero.
“Gestão de crises: Estratégias para como Bacias hidrográficas NAS Américas e na Ásia-Pacífico”contará com a Presença do Presidente da Eletrobrás that apresentará hum Caso a Respeito da Bacia do Rio São Francisco.
11h00
“O desastre de Mariana – Soluções Sustentáveis para restaurar Ecossistemas terrestres e Fluviais”terá Como foco o Maior desastre ambiental ocorrido na História do país com a Presença dos principais Atores Relevantes envolvidas nessa Questão, Como o Comitê de Bacia do Rio Doce, o Ministério Público Estadual de Minas Gerais ea Conselho de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).
“Pantanal – Desenvolvimento Sustentável e Planos de Conservação” terá Como destaque a assinatura de hum a Acordo tri nacional (Bolívia, Brasil e Paraguai) para a Conservação fazer Maior Sistema de áreas alagáveis do Mundo.
14h30
“Água e Espiritualidade” está soluço Coordenação do Governo Distrito Federal e Ira discutir Como a Água TEM Relação com Diversas Religiões e Outros Valores Não Apenas o Econômico e longe da Relação utilitarista Que o Ser Humano desenvolveu com a Água.
“Sustentabilidade não 8º Fórum Mundial da Água” ira discutir sustentabilidade, a Compensação da pegada de carbono ea Declaração de Sustentabilidade Que Será hum documento de posicionamento Sobre a Integração da sustentabilidade na Gestão das Águas.
A Sessão “Desafios enfrentados Pela Agricultura Familiar (Pequenos Agricultores) não OSU da água”Ira dar ênfase Nos Desafios enfrentados Pelos Agricultores Familiares não OSU da Água, Não APENAS uma agricultura de larga escala Já abordada em OUTRAS sessões.
“Abastecimento Público OU privado: Barreiras e Desafios para tornar Realidade OS Direitos Humanos à Água e saneamento Ao” Ira avaliar como Vantagens e desvantagens dos modelos Públicos, Privados e Público-Privados de Abastecimento e Tratamento de Esgotos. com Contará como Presenças dos palestrantes Sr. Mamadou Dia, Presidente da Aquafed (Federação Internacional dos Operadores Privados de Água), Senegal; Catherine CALMET – Responsabilidade Corporativa, França; Satoko Kishimoto – Instituto Transnacional (TNI), Bélgica / Japão; David Boys – Internacional de Serviços Públicos (PSI), Canadá.
A Sessão “Construindo uma Agenda de Gestão de Recursos Hídricos na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa” reunirá OS Países de Língua Portuguesa e fomentará a Troca de Experiências EO Intercâmbio técnico between ESSES Países para uma Melhor Gestão das Águas.
16h30
A Sessão “Tecnologias de Purificação de Água Ambientais e de Baixo Custo” Ira apresentar Soluções eficazes e de Baixo Custo para o Problema de Acesso à Água de Boa Qualidade em comunidades Rurais isoladas com palestrantes do Brasil, Quênia, Índia e Israel.
Ocorrerão como sessões de Encerramento dos Processos Temático e Regional com a Apresentação da Síntese dos Trabalhos.
VILA Cidadã
Arena das Águas
09h00 – 10h30
RODA DE CONVERSA: GESTÃO Participativa das Águas: O PAPEL DOS ORGANISMOS DE BACIA
11h00 – 12h30
RODA DE CONVERSA: ÁGUA GESTÃO comunitaria
14h00 – 15h00
Orquestra de garrafas
15h00 – 16h30
RODA DE CONVERSA:
AS Populações TRADICIONAIS COMO Guardiães DA ÁGUA
16h30 – 18h00
RODA DE CONVERSA: ÁGUA NA MÍDIA
18h30 – 20h00
ÁGUA. E Vida: RESERVAS CULTURAIS E Espirituais
cerimonia
Sala de Diálogo – Águas em Movimento
09h00 – 12h30
OFICINA:
MULHERES, DE ÁGUA E ARTE
14h30 – 17h30
OFICINA DE INTERCAMBIO DE experiencias ENTRE ORGANISMOS DE BACIA Hidrográfica
18h00 – 20h00
Diálogos ENTRE Comités de BACIA hidrográficas
Coreto
10h00 – 11h00
OFICINA: CICLO DAS ÁGUAS Internas
14h30 – 16h00
RODA DE MULHERES
16h00 – 17h10
OFICINA:
Esgotamento sanitario E OS Impactos AO MEIO AMBIENTE E À SAÚDE PÚBLICA
cinema Cidadão
9h00 – 10h30
PROJETO AMAZONAS: INICIATIVAS EXITOSAS EM GESTÃO DE Recursos Hídricos NA BACIA AMAZÔNICA
14h30 – 16h00
MOSTRA DO FILME OCEANOS E FLUXO
EVENTOS Paralelos
9h00
“Água e EMPREGOS” coordenado Pela Rede de Jovens Pela Água (Water Rede de Jovens) e terá Como Objetivo apresentar plataforma Uma na linha de interação Entre Jovens em busca de colocação no Mercado de Trabalho de Águas e empregadores não Todo Mundo.
ÁGUA FORUM 8ª MUNDO Comunicações de escritório Briefing Diário – segunda-feira 22 mar
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
16:00
Conferência de imprensa – resultados gerais do 8º Fórum Mundial da Água
Local: Sala 33 do Guimarães Centro de Convenções Ulysses (Planalto Auditório)
participantes:
– Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial da Água
– Paul Salles, co-presidente da Comissão Nacional Organizadora do 8º Fórum Mundial da Água
– Ricardo Andrade, diretor-executivo do 8º Fórum Mundial da Água
– Venilton Tadini, presidente-executivo da Abdib e membro da Comissão Nacional Organizadora do 8º Fórum Mundial da Água
PROCESSOS
9:00 da manhã.
O destaque do dia será uma sessão especial em comemoração ao “Dia Mundial da Água” coordenado pela ONU-Água.
“Como expandir o apoio à cooperação internacional e desenvolvimento de capacidades para a realização do SDG-6?” SDG 6 significa Desenvolvimento Sustentável Meta 6, que trata do acesso à água e saneamento. A Meta tem 8 metas que os países devem se comprometer a. A sessão irá discutir compromissos internacionais, tais como a “Agenda de Ação de Addis Ababa”, que pede maior apoio e parcerias internacionais entre todos os jogadores interessados ??para implementar um programa de capacitação eficaz em países em desenvolvimento.
A sessão “Mulheres: Perspectivess e desafios” trará mulheres líderes, como Margarida Yassuda, o Coordenador das Mulheres para Water Partnership; Rosana Garjuli – Sociólogo; Dra. Anna Hluan, padroeira das mães água Myanmar Organização e TE Urutahi Waikerepuru, Te Matahiapo Organização de Pesquisa Indígena, Nova Zelândia. A sessão irá discutir questões sobre água e de gênero.
“Gestão de crises: estratégias para as bacias hidrográficas nas Américas e na Ásia-Pacífico” terá a participação de Sua Excelência o Presidente da Eletrobrás, que irá apresentar um caso relacionado a bacia do rio São Francisco.
11h00
“Mariana desastre – soluções sustentáveis para restaurar os ecossistemas terrestres e rio” incidirá sobre o maior desastre ambiental ocorrido na história do país, com a presença das principais atores relevantes envolvidos com essa questão, como a Bacia do Rio Doce Committe, do Ministério Público Estadual de Minas Gerais e do Conselho de Pesquisa de Recursos minerais (CPRM).
“Pantanal – desenvolvimento e conservação planos sustentáveis” vontade contou com a assinatura de um acordo trinacional (Bolívia, Brasil e Paraguai), para a conservação do maior sistema de áreas úmidas do mundo.
2h30pm
“Água e Espiritualidade” está sob a coordenação do Governo do Distrito Federal, e vai discutir como a água tem um relacionamento com várias religiões e outros valores do que o econômico e longe do dos seres humanos de relacionamento utilitária desenvolvidos com água.
“Sustentabilidade no 8º Fórum Mundial da Água” irá discutir a sustentabilidade, a compensação da emissão de carbono e a Declaração de Sustentabilidade, que será um documento de posição sobre a integração da sustentabilidade na gestão da água.
Os “desafios enfrentados pela agricultura familiar (pequenos agricultores) no uso da água” sessão dará ênfase aos desafios enfrentados pelos agricultores familiares no uso de água, e não apenas a agricultura em grande escala que já foi abordado em outras sessões.
“Vs. pública de abastecimento de água privada: barreiras e desafios para tornar os direitos humanos à água e saneamento uma realidade” irá avaliar as vantagens e desvantagens do público, privado, modelos, e modelos de parcerias público-privadas de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Ele terá a participação de oradores o Sr. Mamadou Dia, o presidente da Aquafed (Federação Internacional de Operadores Privados de Água), Senegal; Catherine CALMET – Responsabilidade Corporativa, França; Satoko Kishimoto – Transnational Institute (TNI), Bélgica / Japão; David Boys – Serviços Internacionais público (ISP), no Canadá.
A sessão “Construindo a Agenda de Gestão de Recursos Hídricos na Comunidade dos Países de Língua Português” reunirá países de língua Português e promoverá a troca de experiências e intercâmbio técnico entre esses países para uma melhor gestão das águas.
04:30
“Tecnologias de purificação de água e baixo custo ambiental” sessão vai apresentar soluções eficazes e de baixo custo para o problema do acesso à água de boa qualidade em comunidades rurais isoladas com palestrantes do Brasil, Quênia, Índia e Israel.
Haverá fechando sessões dos processos temáticos e regionais com a apresentação da síntese do trabalho.
CIDADÃO VILLAGE
Arena das Águas
09h00 – 10:30
CÍRCULO DE CONVERSA: gestão participativa dos ÁGUA: O PAPEL DA BACIA ORGANIZAÇÕES
11:00 – 12:30
CÍRCULO DE CONVERSAS: GESTÃO DA ÁGUA DA COMUNIDADE
14:00 – 16:00
ORQUESTRA DE GARRAFAS
15:00 – 16:30
CÍRCULO DE CONVERSA:
Populações tradicionais como guardiões da água
16:30 – 18:00
CÍRCULO DE CONVERSA: ÁGUA NA MÍDIA
18:30 – 20:00
AGUA. É VIDA: CULTURAL E RESERVAS ESPIRITUAIS
CERIMÔNIA
Sala de diálogo – Waters em Movimento
09h00 – 12:30
OFICINA:
MULHERES, DE ÁGUA E ARTE
14:30 – 17:30
WORKSHOP DE troca de experiências entre Bacia ORGANIZAÇÕES
18:00 – 20:00
Diálogos entre Bacia COMITÊS
Coreto
10:00 -11: 00
WORKSHOP: Ciclo das águas interiores
14:30 – 16:00
Círculo de mulheres
16:00 – 17:10
OFICINA:
SANEAMENTO E OS IMPACTOS ao meio ambiente e para a saúde pública
Citizen cinema
09h00 – 10:30
AMAZONAS projeto: iniciativas bem sucedidas EM GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA AMAZÔNICA
14:30 – 16:00
TRIAGEM dos oceanos FILM E FLUXO
Eventos Paralelos
9:00 da manhã.
“Água e Jobs” é coordenado pela Rede de Jovens Água e o objetivo é fornecer uma plataforma (painel + configuração de mercado) para os profissionais de água jovens a interagir diretamente com os líderes atuais de água, organizações internacionais, bem como aos seus futuros empregadores na indústria da água .