O projeto de um apaixonado por bicicletas israelense resultou em um dos inventos mais ecológicos, sustentáveis e baratos do mundo. Com um custo de fabricação 9 dólares, a bicicleta de papelão, desenvolvida pelo engenheiro mecânico Izar Gafni já é uma realidade.
O projeto, inspirado por uma canoa produzida com papelão, demorou 3 anos para ser desenvolvido e concluído por Gafni. Partindo do pressuposto que o papelão é resistente, não afunda e nem se desmancha na água, o israelense resolveu investigar a fundo todas as propriedades do material (estudo que demorou 2 anos) e desenvolver uma releitura a prova de água e fogo.
A bike é produzida com com 90% de materiais recicláveis, principalmente o papelão, e pode suportar até 250 quilos sobre os seus quase 10. Enquanto uma bicicleta comum pode ser adquirida por valores a partir de R$ 400,00, a bike de papelão poderá chegar ao mercado por menos da metade desse valor.
O projeto ainda precisa ser financiado e, desde o ano passado, Gafni se uniu a uma empresa do ramo para tentar levantar verba para a produção em massa das bicicletas. Ele recorreu ao site de financiamento coletivo Indiegogo e declarou diz ter dispensando várias ofertas de investimento para não comprometer seus valores sociais nas margens de lucro, optando pelo crowdsourcing.
Quem sabe o sonho não esteja tão distante?