A nossa sociedade está cada vez mais globalizada com o advento da internet, onde os jovens se interessam em Orkut, MSN, Twinter e outras mídias digitais, que o jornal impresso aos poucos vem sendo deixado de lado, contudo há uma parcela desde mesmos jovens que não deixam o meio ser esquecido e continuam a usufruir-lo.

Fazer um jornalismo de entretenimento voltado ao público jovem em uma mídia impressa não é fácil, requer estudo, trabalho e saber ouvir os interesses da juventude. E é assim que o Planeta Teen nestes 5 anos vem adentrando o cotidiano dos alunos da Escola Capitão Cláudio Manoel da Costa, com conteúdos voltados à esta classe que cada vez se torna maior.

A celebração do aniversario acontecerá nesta quinta-feira, as 16h00, no auditório da Escola Capitão Cláudio, onde será mostrado um balanço dos 5 anos e as perspectivas para 2010, além divulgarem as novas mídias para o entretenimento dos estudantes.

“O Planeta Teen nasceu através de uma necessidade de atender os meus colegas da escola, pois quando comecei a estudar no Capitão Cláudio em 2005, os estudantes reclamavam que não tinha um meio de entretenimento e descontração, foi com isso que tiver a idéia de montar o jornal na escola”, revela José de Holanda, responsável pela publicação.

O Planeta Teen foi fundado em 17 de fevereiro, sua tiragem começou tímida, apenas com 30 exemplares, e circulava apenas no turno da tarde, atualmente o jornal, circula com mais de 100 exemplares, atinge todos os turnos do Capitão Cláudio, além de derem leitores fora do circula escolar. O referido meio de comunicação é responsável pela circulação do jornal A Tocha, também no mesmo gênero.

“Como estudava no 3º ano do ensino médio, já estava concluindo meus estudos, contudo atendendo aos anseios dos estudantes, resolvi ser amigo da escola e continuar com o meu projeto. A cada publicação do Planeta Teen percebo que os alunos se vêem em determinados assuntos divulgado no jornal, pois os conteúdos da publicação são em especial da escolha dos mesmos”, diz José de Holanda.

“Além disso, o Planeta Teen serve como um meio de leitura para com os estudantes, além de abordar temas do interessa do público, aborda outros temas que em grande parte são relacionados em sala de aula. Até os professores já usaram o jornal como material de estudos”, explica José de Holanda.

Ao longo desde 5 anos o jornal passou por várias reformulações até atender o seu público leitor. Desde quando surgiu o Planeta Teen a cada ano conta sempre com uma equipe de alunos na elaboração do conteúdo. A professora Katiuscia Pinho faz parte do meio de comunicação desde sua primeira edição, aonde vem ajudar, fomentar e colaborar para que cada edição seja melhor.

Outra integrante do Planeta Teen é Beatriz Rodrigues, que em 2008 já fazia alguns trabalhos para este meio, sua entrada se deu ano passado aonde ela participa ativamente, e através de seu esforço foi convidada a fazer parte da equipe da Rádio Estação Alternativa como monitora, seu trabalho exemplar é repleto de elogios.

NOVAS MÍDIAS
Antenado as mídias digitais, o Planeta Teen, pois em prática, no mesmo dia que fez aniversário, um sonho que já vinha sendo desenhado desde ano passado, se refere ao Planeta Web e a Web TV Planeta, novos projetos de entretenimento e envolvimento escolar que acrescentaram mais conteúdos ao público da escola Capitão Cláudio.

“Sabemos que hoje em dia mais da metade dos alunos da escola tem acesso a internet, com isso queremos através desses novos projetos fazer o entrosamento e disseminar mais conteúdos, cultura, momentos de lazer para este público que cresce a cada dia”, diz José de Holanda, que esclarece que os novos meios já estão em fase de teste.

José de Holanda revela como serão essas novas mídias: “O Planeta Web terá o mesmo material do jornal impresso, só que com um diferencial, terá outros meios que o impresso não atinge, já a Web TV Planeta terá como protagonista os estudantes da escola, que elaborarão seus programetes de no máximo 5 minutos, além de contar com os programas carros-chefe: Jornal do Planeta, Esporte Escolar e Nossa Hora”.

Tanto o site como a web TV estão os meios grátis que a internet dispõe, pois na opinião de José de Holanda, os jovens não têm costume de pagar por um material que ao longo do tempo será renovado, e assim com essas mídias espera alcançar o sucesso que o Planeta Teen vem tendo durante esses 5 anos.