Publicitário abrirá a VML@Y&R, voltada ao mercado digital, e a New Energy, para atender concorrentes da Y&R

Empresário também fecha parceria com grupo de marketing esportivo e ‘namora’ duas agências digitais

Alexandre Rezende/Folhapress

O empresário e apresentador de TV Roberto Justus, do grupo de mídia Newcomm, em seu escritório, em São Paulo

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

Enquanto não estreia seu novo programa na TV Record, previsto para o início de 2012, Roberto Justus concentra-se na expansão dos seus negócios de publicidade.
No próximo mês, chega ao mercado a VML@Y&R, uma das maiores agências digitais do grupo WPP e que atua, globalmente, de forma integrada com a Young & Rubicam.
Principal agência do grupo Newcomm, sociedade de Justus com o WPP, a Y&R Brasil lidera, há nove anos, o ranking das agências que mais compram espaços publicitários no país.
Com clientes como Casas Bahia, TAM e Bradesco, a agência movimentou R$ 1,9 bilhão em 2010 em compra de mídia, segundo o ranking do “Meio & Mensagem”.
A VML vai absorver clientes e a equipe da Energy, comandada por Fernando Taralli e que já atuava como braço digital da Y&R no país, além de contar com clientes independentes, como LG, Groupon e Mini.
O grupo também está lançando outra agência, a New Energy, que nasce para atender marcas de concorrentes de clientes da Y&R. A agência estreia com as marcas Wella, Downy e Pantene, da Procter & Gamble (a Y&R atende Colgate-Palmolive).
Ainda neste ano, Justus espera concluir uma operação de joint venture com um grande grupo de marketing esportivo americano, cujo nome ele não revela. E diz estar “namorando” duas agências digitais, negócios que só devem se concretizar em 2012.
Aos 54 anos, no terceiro casamento e pai de quatro filhos, Justus deveria ter se aposentado da publicidade em 2010. Mas ele conta que, a pedido do WPP, adiou a aposentadoria para 2016.
Quando a WPP se associou ao Newcomm, em 2004, assumindo o controle do grupo, o contrato previa que, em 2010, Justus venderia sua participação restante. Mas, ao final, ele vendeu só a metade.
“Estou em lua de mel [com o WPP], foi muito legal ter renovado. Por isso, comecei a pensar no crescimento para os próximos cinco anos.”

SUCESSOR
Sua sucessão já está encaminhada. Marcos Quintela, presidente da Y&R desde 2010, está sendo preparado para o cargo. Como parte do processo, em julho, Quintela se tornou sócio do grupo.
Justus não revela números de faturamento. “As empresas dão resultado há muito tempo. Neste ano, vamos crescer 15%.” Para 2012, o empresário projeta um crescimento de 11%.
“Estamos vendo alguns movimentos não tão favoráveis ao Brasil quanto a gente via no começo do ano, quando o mercado estava aquecidíssimo. Os clientes estão mais cautelosos”, diz Justus.
Não falta euforia, porém, com relação ao novo programa de TV, que marcará sua volta à TV Record, que o lançou em 2004, com o reality show “O Aprendiz”.
“Agora começo a gravar um especial que será a base do programa e vai ao ar em 2012. Só posso dizer que vai ser mais para Oprah [Winfrey] do que para Jô Soares.”

fonte: folha de sp