té hoje mais conhecida como Ilha Grande de Havaí, a maior ilha do arquipélago havaiano voltará a ser chamada apenas de Havaí, seu nome original. Muitos visitantes ainda hoje se confundem e se perguntam se Havaí é uma ilha, um arquipélago ou um Estado.
Com ilhas localizadas a mais de 4.000 quilômetros do continente mais próximo, o Havaí é um dos principais destinos turísticos do mundo. Sua beleza natural atrai todos os anos milhares de visitantes, dispostos a conhecer suas praias e vulcões, além de surfistas, interessados em suas ondas gigantescas.
Cada uma das ilhas principais do arquipélago havaiano –Havaí, Oahu, Maui, Lanai, Kauai, Molokai, Kahoolawe e Niihau– foi nomeada de forma independente por seus antigos habitantes. Sendo assim, Havaí é também o nome de uma das ilhas.
Em 1810, o rei Kamehameha o Grande, oriundo da ilha de Havaí, unificou todas as ilhas sob seu domínio e estabeleceu o reino de Havaí. Quando, em 1893, o reino foi desfeito, estabeleceu-se o território de Havaí, substituído em 1959 pelo Estado. Havaí tornou-se, então, o nome de todo o arquipélago.
“Nosso nome é Havaí”, disse o diretor-executivo do Big Island Visitors Bureau, George Applegate. “Temos usado o sobrenome ‘Big Island’ (Ilha Grande) durante os últimos 25 anos para distinguir Havaí, a ilha, de Havaí, o Estado”.
“O apelido Big Island tem sido parte da nossa história e as pessoas estão conectadas a ele, mas não é o nome de nossa ilha. Há quem acha que Big Island significa Big City (“cidade grande”), e confundem a ilha Havaí com Oahu, que é a que ilha onde fica a capital do Estado, Honolulu”, explicou. “Daqui em diante, apresentaremos nossa ilha como ilha Havaí.”
Apesar da mudança de nome, “grande” é um apelido apropriado para descrever a maior ilha do arquipélago havaiano. Com 10.432 quilômetros quadrados, Havaí tem quase duas vezes o tamanho de todas as outras ilhas somadas.
A ilha Havaí é tão grande que possui cinco parques nacionais, incluindo o parque nacional dos Vulcões, considerado Patrimônio da Humanidade. “Honramos nosso apelido e não pensamos em abandoná-lo, porém o nome correto de nossa ilha, Havaí, é muito especial”, disse Applegate.
fonte: Folha de Sp