1541589145-gabriel-medinaSe vencer, Medina será o segundo brasileiro a conquistar o prêmio nesta categoria. 
 
O surfista campeão mundial Gabriel Medina é o único brasileiro indicado ao prêmio Laureus deste ano. O Laureus desse ano que acontece no dia 15 de abril, em Xangai, na China. Considerado o Oscar do esporte, o paulista de Maresias vai concorrer neste ano ao prêmio de atleta do ano nos esportes de ação.
Medina foi indicado pelo seu grande desempenho no Mundial de surfe do ano passado, quando conquistou o título após o segundo lugar na etapa de Pipe Masters no Havaí. Foi o primeiro título mundial de um surfista brasileiro.
Medina ainda venceu as etapas de Gold Coast, Fiji e Taiti e se tornou o primeiro surfista de 20 anos a conquistar o Mundial desde o americano Kelly Slater em 1992.
Concorrem com Medina na categoria dos esportes de ação a campeã mundial de surfe, a australiana Stephanie Gilmore, o skatista americano Nyjah Huston, o snowboarder Sage Kotsenburg, o ciclista escocês Danny MacAskill e o americano Alan Eustace, que quebrou o recorde mundial de queda livre que pertencia a Félix Baumgartner em 2012.
Se vencer, Medina será o segundo brasileiro a conquistar o prêmio nesta categoria. Em 2002, o skatista Bob Burnquist faturou o Laureus.
O nadador Daniel Dias ganhou duas vezes (2009 e 2013) o prêmio de atleta paralímpico do ano, enquanto Raí faturou um troféu em 2012 pelo seu projeto social. Já o ex-jogador Pelé ganhou um prêmio especial por sua carreira em 2000.