Versão final do documento é analisada em reunião do Conselho Nacional de Turismo, realizada em Brasília
Brasília, DF – Direcionar esforços e investimentos em ações que contribuam para erradicação da pobreza no país. Este é um dos pilares do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2011/2014, cuja versão final está sendo apresentada nesta quinta-feira (30), em Brasília, em reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT).
O PNT apresenta orientações estratégicas para o desenvolvimento da atividade nos próximos quatro anos. Propõe diretrizes que promovam a inclusão social, com a execução de projetos voltados para a geração de negócios, de emprego e renda para a população. O plano estabelece objetivos a serem alcançados nos próximos anos, trata da preparação do turismo brasileiro para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
“O Ministério do Turismo (MTur) está atuando junto a outros órgãos públicos no esforço do governo para preparar o país para os grandes eventos. A pasta está qualificando profissionais do turismo para receber bem os turistas estrangeiros e fazer com que os brasileiros tenham orgulho de viajar pelo Brasil”, diz a secretária Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Bel Mesquita. O objetivo é qualificar 306 mil profissionais até 2014.
Elaborado em sintonia com o Plano Plurianual 2012/2015 do governo federal, o PNT tem com premissas: ampliar o diálogo com a sociedade, reduzir desigualdades regionais, promover a sustentabilidade, incentivar a inovação e promover a regionalização do turismo.
O documento estabelece também objetivos a serem alcançados nos próximos anos. Entre eles, preparar o país para os megaeventos, incentivar o brasileiro a viajar pelo país, incrementar a geração de divisas internacionais, aumentar a competitividade do turismo brasileiro e fortalecer a gestão compartilhada.
ASCOM
fonte: Mtur