A capacitação de profissionais e dos serviços turísticos é uma das prioridades do governo federal, que já iniciou projetos para o ano de 2012
O Ministério do Turismo (MTur) recebeu, nesta sexta (16), representantes das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 para a 7ª Reunião da Câmara Temática Nacional de Desenvolvimento do Turismo (CTNDT). Os principais temas do encontro foram o planejamento estratégico do governo federal e os projetos de capacitação profissional que estão sendo desenhados pelo MTur para o evento.
Segundo a assessora especial do MTur e coordenadora da CTNDT, Suzana Dieckmann, o objetivo é estabelecer um eixo de qualificação que deixe seu legado para o turismo nacional. “Estamos desenvolvendo ações com os países do Mercosul, abrindo projetos com entidades como o Sebrae e o Inmetro e vamos iniciar 2012 com campanhas de divulgação e sensibilização. A capacitação dos profissionais e dos serviços turísticos vai ultrapassar a Copa 2014 e as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016”, afirmou.
O coordenador geral das Câmaras Temáticas do Ministério do Esporte, Joel Benin, ressaltou que o planejamento para a Copa 2014 não está dissociado do plano de desenvolvimento do país que vem sendo trabalhado pelo governo federal. “O estágio atual é de investimentos em telecomunicações, energia e equipamentos aéreos. A etapa seguinte será voltada para adequação da malha aérea. Vamos preparar todas as regiões do país para receber a competição com qualidade acima daquela esperada pelos turistas”, disse.
A reunião serviu para que as 12 cidades conheçam os critérios que serão avaliados para a seleção de propostas a serem apoiadas pelo MTur. Acessibilidade, sinalização turística e centros de apoio aos turistas estão entre as prioridades. O objetivo é que, no início de 2012, a pasta já tenha um diagnóstico sobre as necessidades de cada cidade-sede do mundial.
O evento reuniu representantes de Brasília, Recife, Fortaleza, Natal, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Manaus e Cuiabá.
ASCOM