O 4° Festival da Cultura Japonesa na Ilha Grande (RJ), litoral de Andra dos Reis, começou nesta sexta-feira (22) e vai até domingo (24).

A praia do Bananal é o cenário tradicional da festa, que tem apresentações gratuitas de teatro, danças típicas, shows ao vivo e outras atrações, segundo divulgado pelo site IlhaGrande.org.

O público poderá participar de oficinas de culinária e kirigami, ter sua caricatura desenhada em estilo dos quadrinhos japoneses, o mangá; saborear a gastronomia da Terra do Sol Nascente; experimentar a massagem japonesa shiatshu à beira-mar; e curtir os tambores de taikô.

Algumas atrações específicas de destaque de hoje até domingo são o grupo musical Mawaca, o violonista Camilo Carrara e a Companhia Ópera na Mala, da dupla Cris Miguel e Sérgio Serrano –focada no público infantil.

O festival também resgata as tradições dos imigrantes japoneses que foram para a enseada do Bananal.

ADAPTAÇÃO E RECUPERAÇÃO

O consultor cultural da Fundação Japão Jô Takahashi ressalta em seu blog Jojoscope a importância da ilha para a adaptação dos imigrantes vindos da ilha de Okinawa, por ser um ambiente bem similar, com suas belezas naturais.

Também conta que compareceu ao evento no ano passado, quando a edição quase foi cancelada por conta da tragédia devido ao desmoronamento na região –mas foi realizado assim mesmo, até para levantar o moral dos cidadãos.

Há barcos saindo de Angra dos Reis (cais de Santa Luzia) para o Bananal, durante os três dias de festa.

Veja a programação completa do evento no site IlhaGrande.org.

A organização do evento é da Associação de Pousadas da Enseada do Bananal. Saiba mais pelo e-mail contato@ilhagrande.org.br ou telefone 0/xx/24/3365-4944.

fonte: Folha de SP