O futebol é um esporte que tem o poder de inspirar milhões de pessoas e vai muito além de jogadores que disputam partidas no campo de jogo. O futebol transforma seus espectadores em fãs por causa da interação social que facilita, e da paixão com que este esporte é vivido.
número recorde de 700 mil turistas estrangeiros, 98% dos jogos foram disputados com estádios completamente lotados, e o público mundial de cada encontro ficou entre 180 e 200 milhões de pessoas.
Além do mais, todo fim de semana o planeta também reduz seu ritmo um pouco, já que os múltiplos jogos que acontecem em vários lugares concentram a atenção de milhões de torcedores, na esperança de que sua equipe se torne a vencedora. O futebol é um esporte inclusivo, que alimenta a participação de milhões de pessoas, e devido a isso, da mesma forma que os jogos podem ser acompanhados em estádios, pela televisão ou pela internet, é possível encontrar facilmente dicas de apostas para hoje. Este é apenas um exemplo das muitas ferramentas que facilitam a interação de fãs de esportes de qualquer lugar do mundo, todos os dias que há um jogo de futebol.
O futebol como patrimônio cultural brasileiro
Da mesma forma que o samba e o carnaval foram peças-chave para moldar a identidade do brasileiro, o futebol tem sido uma ferramenta de união dentro do país. Depois de ter um contexto social bastante difícil, a chegada do futebol no Brasil no final do século XIX serviu como um meio de fuga para suavizar as coisas e deixar de lado as diferenças sociais e educacionais entre a aristocracia e o resto da população.
Ao dar ao país ídolos saídos do povo, como Garrincha, Pelé e Leônidas, o futebol mostrou aos brasileiros que são uma nação de campeões que podem chegar tão longe quanto quiserem se trabalharem juntos. Como mostra o site da RTP, a identidade cultural no país do futebol tem sido objeto de pesquisas de diversos profissionais da sociologia e narrativa do futebol brasileiro, como João Saldanha, Nelson Rodrigues e Gilberto Freyre, que dedicaram uma boa parte das suas vidas para acompanhar este esporte e seu contexto social e cultural.
Funcionando como um unificador social, como base de uma identidade, ou como um simples incentivo para sair para conhecer o mundo e se engajar em aventuras, o futebol é um dos maiores fenômenos já surgidos entre os seres humano.
O futebol está fortemente ligado à vida cultural em todo o mundo, uma vez que desperta a paixão de milhões de pessoas e liberta o lado mais instintivo e competitivo daqueles que acompanham cada jogo, na televisão ou na internet e até viajam para o outro lado do planeta para apoiar as cores da sua equipe.