Em primeiro lugar para falar de sustentabilidade no turismo é necessário estar ciente das 3 dimensões englobadas nesta palavra tão mencionada atualmente . As dimensões ambiental, sociocultural e econômica são fundamentais para empresas e destinos turísticos.
Quando falamos de turismo pensamos logo em destinos, hotéis e serviços turísticos como tours, passeios e restaurantes, além de lojas e outros serviços voltados para segmentos específicos do turismo seja de negócios, experiência, saúde, religioso, aventura, etc.
Podemos imaginar que o turismo sustentável é aquele onde o turista desfruta de produtos e serviços, sem agredir o meio ambiente, considera as questões socioculturais desde a compra do pacote, a estadia até retorno para casa e entende os aspectos econômicos envolvidos, que incluem o local onde foi realizada a compra, o destino e os produtos e serviços utilizados durante todo o processo.
Sabemos que uma viagem completamente sustentável é utopia, mas é possível considerar fatores para minimizar a agressão ao meio ambiente, à população, cultura e patrimônio do destino turístico, além de fomentar a economia dos segmentos envolvidos.
Com isso, diversos setores do turismo vêm desenvolvendo ações com o objetivo de minimizar impactos negativos e gerar benefícios para seu negócio, comunidade e para o próprio turista que disfruta daquele destino, além da divulgação da empresa através das atividades sustentáveis.
As operadoras de viagem são consideradas o elo da cadeia no turismo, já que tem como objetivo a distribuição dos produtos e serviços turísticos às agências de viagens e ao próprio turista.
Sendo assim, podemos dizer que as operadoras têm papel fundamental no desenvolvimento do turismo mais sustentável através da adoção de critérios para seleção dos seus produtos e serviços e da divulgação dos destinos mais sustentáveis ao cliente, com objetivo de gerar a conscientização não só dos seus fornecedores, mas do próprio turista que terá como opção a escolha por um destino mais sustentável.
O grande desafio é incorporar a sustentabilidade aos produtos e serviços oferecidos pela operadora. Não é necessário modificar todo perfil ou temer que os clientes fiéis se afastem por entender que sustentabilidade não oferece conforto. É fundamental que as ações sejam incorporadas gradativamente e que a empresa demonstre aos seus clientes e funcionários a sua preocupação para com a ética, qualidade, segurança, inovação, desenvolvimento e preservação do destino e meio ambiente como um todo.
Ações como a inserção de atividades dentro do escritório podem ser o primeiro passo para a conscientização dos funcionários, como por exemplo:
– A diminuição de impressões através da utilização de papel rascunho e a otimização do papel com a diminuição das margens.
– A conscientização quanto ao consumo de energia nos espaços em que a luz pode ser desligada quando não estiver sendo utilizada, desligar o monitor do computador em horário de almoço, ou quando forem se ausentar por períodos mais longos, além da utilização correta do ar condicionado.
– Descartar o lixo de forma apropriada de acordo com a politica estabelecida pela empresa com o objetivo de reaproveitamento e reciclagem dos resíduos gerados.
– Identificação de produtos e serviços sustentáveis disponíveis pelos seus fornecedores além de maior conhecimento sobre o destino incluindo a cultura local, patrimônios, entre outros.
Para isso é importante que as ações sejam monitoradas e que comprovem sua efetividade com objetivo de tornarem-se parte da cultura da empresa. O conhecimento sobre os produtos e serviços oferecidos permitirá a empresa divulgar e exigir de seus fornecedores ações voltadas para a preservação do destino beneficiando o turismo de forma geral.
Atualmente com a sustentabilidade caminhando cada vez mais forte, é possível encontrar acomodações mais sustentáveis. Os certificados que oferecem mais credibilidade hoje são o Selo Verde de Sustentabilidade do Guia 4 Rodas e a Certificação pela Norma da ABNT – NBR 15401 – Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da Sustentabilidade – Requisitos.
As atividades oferecidas no destino hoje possuem guias que orientam os turistas em relação ao comportamento ético referente a cada região e atividade, como não perseguir ou alimentar os animais, não levar conchas, jogar o lixo em local apropriado, entre outros.
Muitas operadoras tomam o devido cuidado para garantir que seus fornecedores não apoiem ou omitam a exploração sexual infanto-juvenil, e porque não divulgar essas ações e apoiar seus fornecedores ao combate a este tipo de exploração em seu destino?
Essas são ações simples de serem adotadas por operadoras para que possam oferecer ao seu consumidor, seja agência de viagens ou clientes diretos e virtuais, uma opção mais sustentável, para que a credibilidade de produtos e serviços mais sustentáveis seja garantida sem que haja a necessidade de investigação por parte do cliente interessado nestes aspectos.
Hoje, ainda existe a dificuldade e a falta de credibilidade na escolha de destinos, produtos e serviços mais sustentável e é fundamental o esclarecimento e divulgação de ações realmente sustentáveis por aqueles que têm contato direto com os destinos, seja operadora, agência de viagens e fornecedores locais.
Assim que houver a consciência principalmente dos destinos que dependem da conservação para manter-se um atrativo turístico no futuro, poderemos desfrutar de nossas viagens com a certeza que fizemos a escolha certa para manter as belezas ambientais e culturais de maneira economicamente justa.
por: Denise Port Nascimento
(11) 7334-8668
Consultora e Analista de Projetos em Turismo e Sustentabilidade