Já imaginou sentar-se à mesa de um hotel, bar ou restaurante e se deliciar com queijos, geléias, embutidos, doces, vinhos e queijos produzidos por agricultores familiares? Ou, ainda, hospedar-se em empreendimento que utilize linhas de produto de higiene como xampu e sabonete de babaçu ou açaí, por exemplo, ou uma colcha de retalhos ou tapetes de fibra e móveis produzidos de forma sustentável?
Inserir os produtos da agricultura familiar nos empreendimentos turísticos como meios de hospedagem, bares e restaurantes é a proposta do Talentos do Brasil rural: turismo e agricultura familiar a caminho dos mesmos destinos. O projeto foi lançado, nesta quarta-feira (26), no 5° Salão do Turismo, no Parque Anhembi, em São Paulo (SP).
“A ideia é mostrar que nosso meio rural é complexo, diverso, tem qualidade e não se resume apenas à soja. Para, assim, incluir o vagão da agricultura familiar na locomotiva do turismo brasileiro”, ressaltou o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Adoniran Peraci.
Durante o lançamento, o secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Carlos Silva, destacou a importância do turismo como vetor de inclusão social. “Para nós, é importante falar sobre números, sobre o crescimento do turismo no país. Mas, falar de crescimento econômico, sem sustentabilidade ambiental, inclusão social e geração de renda não é nada”, afirmou.
O projeto qualificará 125 empreendimentos da agricultura familiar e 24 empreendimentos que atuam no segmento de Turismo Rural. O Talentos do Brasil Rural tem abrangência nacional, mas terá foco no mercado consumidor das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
Segundo o diretor superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Rio Grande do Sul, Marcelo Lopes, a proposta é qualificar os empreendimentos, formatar novos produtos e fazer com que os produtos cheguem às prateleiras dos empreendimentos turísticos. “Nosso objetivo é possibilitar uma renda digna, melhorar a vida dos agricultores e fazer com que a renda gerada por grandes eventos, como a Copa, possa ser captada pelos agricultores familiares.”
Para o diretor de Programa de Desenvolvimento Regional Integrado da Agência de Cooperação Alemã (GTZ), Ingo Melchers, os empreendimentos familiares brasileiros estão preparados para atender aos incentivos das políticas públicas e às demandas do mercado.
Para mostrar aos visitantes do evento a ideia do projeto, no estande Talentos do Brasil, é possível conferir mesa de café da manhã, quarto, banheiro e sala de estar decorados com produtos da agricultura familiar. Quem já viu afirma que o espaço é puro requinte.
O Talentos do Brasil Rural é desenvolvido pelos MTur e MDA, em parceria com o Sebrae e a GTZ.
MTur