Palestrantes convidados:
– Werner Grau Neto
– Alexandre Biagi – Instituto Alexa
– Prof. Dr. Mario Beni – USP entre outros
* palestrantes convidados sujeitos à agenda.
19 de Junho de 2012 das 11h às 18h
Local do evento – Auditório Principal – Píer Mauá – Avenida Rodriguez Alves, 10 – Praça Mauá – Rio de Janeiro – RJ
Entrada Gratuita
O Turismo como Fator de Desenvolvimento Social e Econômico
Nelson de Abreu Pinto
Presidente da CNTur
A presença da CNTur – Confederação Nacional do Turismo no cenário turístico nacional vem desde sua fundação, em 1998. Ganhou foro sindical superior a partir de 2009, quando o Ministério do Trabalho e Emprego a reconheceu como entidade sindical de 3° Grau de representação específica do setor econômico produtivo do turismo brasileiro.
Nesse tempo um leque de conquistas e as mais amplas perspectivas do futuro para o setor nos induz a reflexões visando elaboração de ações que, por certo, irão garantir a destinação histórica do turismo brasileiro. Vivemos uma nova realidade que vem transformando o país.
Essa transformação já foi sentida nos debates aflorados durante os Fóruns CNTur com Entidades Civis e Sindicais do Turismo Brasileiro, ocorridos por ocasião do Salão do Turismo provido pelo Ministério do Turismo e nas três últimas versões anuais do CIHAT – Congresso Internacional de Gastronomia, Hospedagem e Turismo, promovido pela ABRESI, todos eles realizados no Auditório Elis Regina, do Anhembi, São Paulo, onde o trade pode discutir amplamente essa evolução e os problemas da atividade.
Após levantarmos todas as dificuldades e gargalos que, ao longo do tempo impediram o pleno desenvolvimento da atividade, traçamos as linhas mestras para uma Plataforma ao Turismo Brasileiro, chancelada por Paulo Gaudenzi e Mário Beni, profissionais do mais amplo conceito e conhecimento na área, considerados ícones referenciais do turismo nacional.
Nela indicamos não apenas conceitos, mas metas e programas de ações objetivas, focadas na qualificação da atividade, para que se torne reconhecidamente, um dos mais efetivos vetores no contexto social e econômico do país, gerador de emprego e renda.
Vivemos a Década de Ouro do Turismo Brasileiro nesse Século XXI, pois o cenário aponta para as mais sólidas perspectivas para que se consolidem todas as ações que visam consagrar a plena harmonia administrativa do setor, formatando um novo padrão estrutural à atividade.
Essa conquista só se cristalizará a partir da criação do Sistema S do Turismo, com a implantação do SESTUR – Serviço Social do Turismo e do SENATUR – Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo, que significam a garantia da qualidade do turismo, com a especialização de mão-de-obra, abrindo-se uma nova visão empresarial aos empreendedores da área do setor.
Esse novo formato deve ter caráter permanente, tendo como alvo principal melhorar a qualidade dos serviços turísticos, tirando o Brasil do incômodo 45° lugar no ranking mundial e o colocando na liderança do Continente Sul Americano.