“Bem-vindos a bordo, valentes soldados do rei Henrique 5º! Mostremos aos franceses como fazer a guerra!”, anuncia a voz, repetindo um trecho da peça de Shakespeare, no barco que transporta os espectadores pela baía de Nova York, como parte de um festival gratuito da cidade.
Se a cidade conhecida como Big Apple oferece de tudo, inclusive no verão, essa mais recente experiência simula invadir a “França” (na verdade, a Ilha dos Governadores) de barco a partir da “Inglaterra” (Manhattan), através do “canal da Mancha” (a baía novaiorquina), com o exército do rei inglês.
Organizada pelo New York Classical Theatre, o festival River to River, já considerado um sucesso, será concluído no próximo domingo (24).
Mariano Rolando Andrade-19.jul.11/France Presse | ||
Atores no Battery Park, partindo de Manhattan, NY, durante peça “Henrique 5º, com participação do público |
Os 600 espectadores fazem fila durante horas antes do começo da peça, na porta de Clinton Castle (no sul de Manhattan), para receber uma pulseira que permitirá a eles, num determinado momento, subir à embarcação que se dirige à ilha dos Governadores, junto com o rei Henrique 5º e suas tropas.
A vista de Manhattan, Brooklyn e da Estátua da Liberdade ao entardecer são sublimes e parte da peça é apresentada a bordo do ferry, com os atores passeando entre o público para preparar a invasão à França.
Uma vez na Ilha dos Governadores, território “francês”, os espectadores acompanham as forças de ambos os lados até a batalha de Agincourt (1415), na qual as tropas inglesas obtiveram uma inesperada vitória durante a Guerra dos Cem Anos (1337 – 1453).
“Sempre busco formas de envolver a plateia na obra, como parte da ação”, explicou o diretor de “Henrique 5º”, Stephen Burdman, ao final de uma das apresentações.
Nas peças de Shakespeare, “temos que imaginar exércitos, a multidão de pessoas, e navegar no mar agitado”, conta Burdman.
“E na realidade, nós tentamos fazer assim!”, disse, recordando que a viagem anterior à batalha é “uma das experiências mais aterradoras” que se pode viver.
Mariano Rolando Andrade-19.jul.11/France Presse | ||
Ator aguarda entrada de público em barco rumo a uma simulada “invasão à França” de peça de Shakespeare |
AVENTURA E AUDIÊNCIA
Para o ator Justin Blanchard, que desempenha o papel de Henrique 5º, é “a produção mais aventureira” da qual já participou até o momento.
“A peça em si é um desafio: guerras, lutas pela posse de um país, amor. Mas, acima de tudo, decidimos tornar nosso trabalho duas vezes mais difícil, pelo que nos oferecemos esta incrível viagem de Battery Park à Ilha dos Governadores, levando o público no barco e o trazendo de volta”, conta ele.
“A média de público é de 600 pessoas por noite. As entradas se esgotam todos os dias em meia hora. É um sucesso extraordinário para a companhia”, acrescenta.
Shakespeare assim está por todas as partes de Nova York neste verão, com o Central Park apresentando no mês de julho o já tradicional “Shakespeare in the Park”.
Além disso, a Royal Shakespeare Company de Londres decidiu veranear em Manhattan e se mudou para o Park Avenue Armory como parte do Lincoln Center Festival.
Na estadia de cinco semanas em Nova York, a companhia produz na cidade cinco obras de Shakespeare, entre elas “Romeu e Julieta” e o “Rei Lear”, até o próximo dia 6 de agosto.
fonte: Folha de SP