Desfile do Galo da Madrugada é atração principal, com Alceu Valença, Calypso, Spok, Fafá de Belém, Elba Ramalho, Luiza Possi e Guilherme Arantes, celebrando centenário de Luiz Gonzaga

 

O Galo da Madrugada prepara um Sábado de Carnaval (18 de fevereiro) histórico em Pernambuco. O 35º desfile do bloco pernambucano que figura no Guiness Book como maior agremiação carnavalesca do mundo terá animação garantida por 25 trios elétricos que vão misturar o frevo ao forró, homenageando o centenário de Luiz Gonzaga. No comando, nomes como Alceu Valença, Spok, Elba Ramalho, Maestro Forró, Almir Rouche, Gustavo Travassos, André Rio e Geraldinho Lins. Além disso, o Galo traz convidados especiais como a Banda Calypso, Fafá de Belém, Guilherme Arantes, Luiza Possi e Jorge Vercilo.

 

A expectativa é que o bloco reúna mais de dois milhões de foliões, afirma o presidente do Galo, Rômulo Meneses, muitos deles pernambucanos do interior que virão conferir a folia em homenagem ao Rei do Baião. “O desfile do Galo em 2012 terá a motivação extraordinária da força de Luiz Gonzaga e da simbiose do frevo com o forró. Esperamos que esse impulso inicial dado pelo Galo da Madrugada encontre respaldo em todos os compositores, cantores e músicos, tanto de frevo como de forró, para que tenha continuidade e fortaleça ambos os ritmos”, observa Rômulo Meneses.

 

A Banda Calypso volta a marcar presença com trio elétrico no Galo da Madrugada, se preparando para gravar seu primeiro CD de frevos. Já a cantora Fafá de Belém participa pela terceira vez como convidada especial de Gustavo Travassos no trio de abertura. Nena Queiroga traz para o desfile Luiza Possi, estreando na folia recifense, e a Banda Som da Terra convida Guilherme Arantes. Ícone da nova geração da MPB, Jorge Vercilo acompanha Spok, Elba Ramalho e Gerlane Lops num trio em que o sincretismo predomina.

 

A folia nas ruas do centro do Recife (PE) é abertas ao público, mas vários camarotes estão à disposição ao longo do percurso. A grande vedete é o Camarote Oficial do Galo da Madrugada, espaço só para convidados localizado no ponto de largada dos trios elétricos. Do ambiente vip, nomes como o rapper Marcelo D2 e os atores Chico Diaz, Silvia Buarque, Lúcio Mauro Filho e Guta Stresser vão conferir o reinado de Luiz Gonzaga no maior desfile do mundo em grande estilo. Os artistas pernambucanos Lula Queiroga e Silvério Pessoa serão os mestres de cerimônia do camarote.

 

Sucesso das últimas edições, uma passarela com elevador vai aproximar os artistas do camarote dos trios elétricos, garantindo maior integração durante os shows. O cantor Luiz Melodia vai dar uma palhinha de “Negro Gato”, interagindo com Alceu Valença, que vai estar no trio. Já Dominguinhos fará participação na apresentação do Maestro Forró e Reginaldo Rossi, na da banda Calypso. Estreantes no Carnaval do Recife, Roberta Sá e Pedro Luís também devem soltar a voz no maior desfile do mundo, interagindo com Fafá de Belém e Gustavo Travassos, que estarão no trio de abertura.

 

GALO 3D

Uma novidade para o desfile 2012 do Galo da Madrugada é a captação em 3D para exibição em tempo real para os vips do Camarote Oficial do maior bloco da Terra, conferindo à folia de 2012 a marca de primeiro Carnaval 3D da história. “Essa é a primeira vez que um bloco de Carnaval utiliza essa tecnologia, o Galo é pioneiro nesse projeto”, afirma o diretor de Marketing da agremiação, Guilherme Menezes.

 

Duas câmeras farão as imagens, que serão transmitidas ao vivo no Camarote Oficial do Galo. Os convidados poderão conferir tudo em um lounge com tela de cinema e óculos especiais. A tecnologia, trazida ao Recife pela Global do Brasil, inclui também fotografias em 3D dos vips. O desfile 2012 vai manter o percurso de 4,5 quilômetros lançado no Carnaval do ano passado, com trajeto dos trios elétricos pela Avenida Dantas Barreto, no centro do Recife (PE).

 

REI DO BAIÃO

O regionalismo será a marca do Galo da Madrugada em 2012. Quatro carros alegóricos, um pórtico e dezenas de fantasias com o tema “Galo, Frevo e Folião – Homenagem ao Rei do Baião” estão em produção no galpão do maior bloco do mundo. Além dos tradicionais abre-alas, com o Galo gigante, e Bonde de São José, neste ano haverá as alegorias “Asa Branca” e “Gonzagão”, todas produzidas pelo cenógrafo Ary Nóbrega, há mais de 20 anos à frente dos carros da agremiação.

 

O tributo ao Velho Lua inclui ainda fantasias inspiradas no cangaço e boneco gigante de Luiz Gonzaga, que será ladeado pelas figuras de Enéas Freire e do Homem da Meia-Noite. Os calungas foram confeccionados pelo artista plástico olindense Sílvio Botelho, que também prepara Galo da Madrugada em forma de boneco gigante para o desfile deste ano.

 

As fantasias que integram as alegorias estão sendo confeccionadas com materiais típicos do artesanato nordestino, como juta, palha, couro e renda, antecipa o figurinista Cid Cavalcanti. “Como o Galo está homenageando Luiz Gonzaga, as fantasias representam tudo que há de mais pernambucano e nordestino, já que o Rei do Baião era nosso grande embaixador. Minha inspiração veio da indumentária dele e dos elementos que ele cita nas canções”, diz.

 

A presença do Rei do Baião no reinado de Momo vai proporcionar um desfile que reúne as maiores referências da cultura pernambucana, observa Rômulo Meneses, presidente do Galo. “Luiz Gonzaga tem muito a ver com nossa proposta. Da mesma forma que ele defendeu praticamente sozinho a música nordestina nas décadas de 1940 e 1950, o Galo vem defendendo há 35 anos a cultura pernambucana e o nosso frevo”, afirma.

 

 

Relações com a Imprensa:

. EXECUTIVA PRESS

Fone: 55 81 3221.5926 / 9959.1092 / 9684.9396 / 9698.0116

www.executivapress.com.br

Fabiana Galvão – 55 (81) 9966.4166 – fabiana@executivapress.com.br

Karlla Barbosa – 55 (81) 9961.7937 – karlla@executivapress.com.br

Assistente de atendimento: Helena Alencar

jornalismo@executivapress.com.br

Twitter – @executivapress