Historicamente, o Nordeste é a região do país que mais desperta o interesse de turistas para viagens nacionais. No entanto, no decorrer dos meses, pesquisas sobre o mercado de viagens têm mostrado mudanças na preferência por destinos brasileiros.
Recentemente, a operadora de turismo Planeta Brasil, uma das maiores do país e grande responsável por atender o mercado de destinos nacionais, divulgou uma pesquisa que mostra crescimento de 33% na busca de brasileiros por viagens pelo Sudeste, aumento que transformou a região a mais procurada pelos turistas no início de 2016, substituindo o Nordeste na colocação.
Sobretudo, outro ponto que chama a atenção na pesquisa é que o interesse por destinos no interior paulista foi um dos motivos que elevou o mercado do Sudeste, em 2016, e entre as cidades mais procuradas estão em destaque Olímpia e Itupeva, conhecidas por abrigarem alguns dos mais importantes parques aquáticos da América Latina.
Essa tendência de alteração do cenário turístico é confirmada pela Pesquisa de Intenção de Viagem do Ministério do Turismo, realizada pela Fundação Getúlio Vargas, que também mostra que a preferência dos turistas pela região Sudeste tem crescido cada vez mais.
Em dezembro de 2014, por exemplo, a intenção de viagem pelo Nordeste era de 36% e, pelo Sudeste, de 30,7%. Um ano depois, os destinos estão praticamente com a mesma procura, sendo 36,9% pelo Nordeste e 36,8% pelo Sudeste. Essa preferência pelo Sudeste vem acompanhada também pelo crescimento das viagens domésticas, que fechou 2015 com 86,4% de intenção de viagens para este ano.
Tal mudança de comportamento, segundo especialistas, se dá devido à alta do dólar, que mudou o cenário econômico, ampliou a procura por destinos mais acessíveis e rotas que possam ser percorridas de carro. No último ano, as viagens de avião caíram cerca de 10%, enquanto as de automóvel cresceram mais de 4%. Atualmente, ambos os meios de transporte representam 38,8% de utilização em viagens, de acordo com a Pesquisa de Sondagem do Consumidor do MTur.
“A alta do dólar influenciou positivamente o turismo nacional como um todo e a Estância Turística de Olímpia também se beneficiou disso. Somos um destino que oferece atrações para toda a família e estamos a cerca de 700 quilômetros das principais capitais do país, o que permite atingirmos um grande número de municípios próximos e possibilita viagens relativamente curtas para quem quer passear com a família aos finais de semana e feriados prolongados. Com essas pesquisas reforçamos uma realidade já percebida com relação à procura pela Estância e o alcance em diversos Estados como o Paraná e Minas Gerais”, salienta Beto Puttini, Secretário de Turismo.
Fonte: Prefeitura de Olímpia