Pinterest 100: As principais tendências para 2019

Mais uma vez, chegou a melhor época do ano: é hora de dar uma espiada nas 100 tendências do Pinterest para 2019! O Pinterest é aquele cantinho especial da Internet onde mais de 250 milhões de pessoas de todo o mundo vêm para descobrir novas ideias. E o que acontece quando mais ou menos um milhão dessas pessoas começam a procurar pela mesma coisa? Nasce uma nova tendência.

As tendências do Pinterest são únicas. Elas mostram os sonhos e os planos das pessoas mais estilosas, dos pais mais corujas, dos viajantes mais experientes e dos amantes de cozinha mais inspirados para o ano que vem. Em tempos em que tanto parece nos dividir, essas ideias são um símbolo do que temos em comum, da inspiração para o dia a dia até os grandes sonhos para o futuro.

Viagem: Além do lugar-comum

O Pinterest é usado por duas vezes mais viajantes do que os sites das maiores agências de viagem.1 É aqui que eles vêm para imaginar novos jeitos de viajar em 2019, desde destinos diferentões até meios de transporte incomuns e mais ecologicamente corretos.

Terra à vistaChega de Floripa! Agora, as pessoas vão a ilhas menos visitadas em busca de sombra e água fresca em um lugar mais tranquilo. As buscas por ilhas menos visitadas (“less travelled islands”, em inglês) tiveram um aumento de 179%.

Rumo ao desconhecidoA ideia é juntar o grupo, liberar a agenda, deixar o destino da viagem em segredo e preparar o grito de “Surpresa!”. As buscas por destino surpresa (“surprise destination”, em inglês) tiveram um aumento de 192%.

O outono está em altaTodo mundo quer aproveitar o clima para curtir um fondue, um vinho ou um passeio entre as folhas secas. As buscas por paisagens de outono (“autumn scenery”, em inglês) tiveram crescimento de 94%.

Pode vir quente, que elas estão fervendoCom o sucesso como fonte de renovação e relaxamento, tanto em resorts de alto padrão quanto em meio à natureza, as buscas por águas termais (“hot springs”, em inglês) tiveram um aumento de 32%.

Clima medievalOs viajantes estão deixando de lado os palácios luxuosos à procura de magníficos castelos abandonados e destruídos. As buscas por castelos abandonados (“abandoned castles”, em inglês) tiveram um aumento de 142%.

Ônibus em altaTanto em excursões rápidas quanto na rota do Oiapoque ao Chuí, os viajantes mais econômicos estão pegando a estrada. As buscas por viagem de ônibus (“bus travel”, em inglês) tiveram um aumento de 32%.

Cidade maravilhosaMesmo depois das Olimpíadas, o Rio de Janeiro continua lindo com a mistura de cidade, praia e carnaval. As buscas por Rio de Janeiro, Brasil tiveram um aumento de 142%.

Cidades remotasAs pessoas querem conhecer cidadezinhas com paisagens bucólicas, pousadas pitorescas e lugares tranquilos para descansar. As buscas por cidades pequenas para viajar (“small town travel”, em inglês) tiveram um aumento de 276%.

Pedais na estradaTanto os ciclistas casuais quanto os mais experientes querem fazer turismo pedalando. As buscas por passeios de bicicleta (“bike tours”, em inglês) tiveram um aumento de 64%.

Sem desperdícioPara se fazer uma “viagem sem lixo” é preciso que o transporte, a alimentação e até mesmo a acomodação sejam estratégicos e sustentáveis. As buscas por viagem sem lixo (“zero waste travel”, em inglês) tiveram um aumento de 74%.

Metodologia

A forma como sabemos quando uma ideia é uma tendência é olhando para o que todos pesquisam. Se uma ideia continua recebendo mais e mais buscas a cada mês, e essa trajetória ascendente permanece estável por mais de seis meses, então é uma tendência.

As tendências P100 deste ano vão desde hábitos antigos, como hamamélis e pão caseiro (com mais de 1 milhão de buscas em média), até novas tendências que estão apenas começando a decolar, como receitas pegan, esmalte de unhas em pó e qualquer outra coisa que você vê com um ? (com 10 a 70 mil pesquisas cada, essas tendências estão apenas começando a decolar).

1 comScore, US, Jan 2018

2 DB5, Pinterest Category Usage Study, Aug 2017

3 DB5, Pinterest category usage study, Aug 2017

4 DB5, Pinterest Category Usage Study, Aug 2017

5 Pinterest internal analysis with weekly users, 2017

Cálculo de tendência: Os aumentos de ano para ano são calculados usando buscas normalizadas em cada tendência de janeiro-setembro de 2017 a janeiro-setembro de 2018