“Cidade dos Sonhos” mapeia iniciativas que cidadãos desejam para sua cidade; plataforma entregará sugestões a candidatos em eleições municipais

A partir do dia 22 de junho, o eleitor brasileiro terá à disposição o projeto Cidade dos Sonhos, uma ferramenta que permitirá indicar aos candidatos à prefeitura de seu município quais medidas acha prioritárias para que sua cidade seja aquela que sempre sonhou. Por meio de uma plataforma interativa online, o projeto Cidade dos Sonhos vai abordar quatro grandes temas fundamentais para qualquer cidade brasileira: mobilidade, resíduos sólidos, áreas verdes e energia.

Com o objetivo de serem integrados às propostas de governo dos candidatos nas eleições municipais de 2016, os modelos de Cidades dos Sonhos serão reunidos e entregues aos partidos a partir do dia 15 de agosto, um dia antes do início das propagandas eleitorais.

http://cidadedossonhos.org

Com material gráfico claro e informativo, o projeto Cidade dos Sonhos foi criado a partir de uma articulação de organizações, movimentos sociais e coletivos da sociedade civil, e desenvolvido pela Purpose. Sua plataforma apresenta propostas de soluções para questões urbanas relacionadas às mudanças climáticas, e permite que eleitores aprendam mais sobre estas alternativas e selecionem aquelas que compõem o seu ideal de cidade.

A coleta destes sonhos permitirá influenciar a discussão política de maneira que os temas abordados no projeto apareçam com grande força durante o período eleitoral e possam ser absorvidos como parte das propostas dos candidatos.

“Muitas documentos e cartas compromisso são produzidos em todas eleições, a partir do trabalho da sociedade civil. No entanto, essa estratégia geralmente enfrenta um grande desafio: a enorme distância entre os desejos da população, as propostas apresentadas pelas organizações e o que efetivamente é acolhido e implementado pelos candidatos.” comenta Gabriela Vuolo, responsável pelo desenvolvimento e implementação das campanhas da Purpose no Brasil. “A ideia central do Cidade dos Sonhos é responder a este desafio. Ao mesmo tempo em que sensibilizamos e engajamos eleitores ao redor desses temas, oferecemos um canal de comunicação direto entre seus anseios, as organizações da sociedade civil e os candidatos e candidatas”, explica.

Ações em todo Brasil
Além do engajamento virtual, realizado por meio do site do projeto Cidade dos Sonhos, uma série de atividades de rua serão realizadas em parceria com o Engajamundo, organização de liderança jovem que atua para abrir caminhos para a participação da juventude nas decisões políticas internacionais. Até as eleições municipais, 15 cidades brasileiras receberão ações como vagas vivas, flashmobs, palestras abertas ao público, coleta de sonhos e oficinas de bombas de semente, tendo como objetivo incentivar a participação de eleitores de todo país.

A partir de 15 de agosto, os sonhos criados através da plataforma online e das Ações de rua servirão como ferramentas para pressionar os candidatos às prefeituras de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. O projeto vai criar ainda um kit de mobilização que poderá ser utilizado por qualquer cidadão ou entidade que queira pressionar os candidatos nas demais cidades brasileiras.

Dentre os parceiros do projeto estão A Árvore (CGGA), ANTP (Associação Nacional de Transporte Público), Apé – estudos em mobilidade, Change.org, Cicla Brasil, Ciclocidade,  Cidade a Pé, Cidade Ativa, Corrida Amiga, Engajamundo, Greenpeace, IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), ITDP (Institute for Transportation and Development Policy), MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis), Observatório do Clima, Observatório do Recife, Pimp My Carroça, Pé de Igualdade e WRI (World Resources Institute).

Sobre a Purpose
A Purpose constrói movimentos que usam o poder de participação para mudar o mundo. Usamos a tecnologia para capacitar e inspirar as pessoas a tomar ações coletivas, tanto online quanto nas ruas. O trabalho da Purpose já envolveu milhões de pessoas, catalisando ações políticas, práticas empresariais e permitindo que indivíduos reivindiquem seu poder como cidadão, consumidor, corporativo e influenciador cultural.

cidade-dos-sonhos02

Facebook: www.facebook.com/cidadesdossonhos

Twitter: @sonhesuacidade

Instagram: @sonhesuacidade