Serão 22 veículos e o investimento estimado é de R$ 284 milhões. Assinatura do contrato com o vencedor deve ser feita em setembro Mais um passo importante foi dado rumo ao sonho da construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista. Quatro propostas foram entregues na licitação da compra de 22 trens que trafegarão no trecho que ligará o Terminal Barreiros, em São Vicente, ao Porto, em Santos, e em sua extensão, da Avenida Conselheiro Nébias ao Valongo. Duas empresas e dois consórcios entregaram suas propostas ontem, em São Bernardo do Campo, na unidade da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). São elas: Cosntrucciones Y Auxiliar de Ferrocarriles S.A (Espanha) e Pojazdy Szynowe PesaBydgoszcz (Polônia). Também concorrem o Consórcio Alstom (formado pela Alstom Brasil Energia e Transporte Ltda e Alstom Transport S.A, da Espanha) e o Consórcio Tremvia Santos (Trans Sistemas de Transportes S.A. e Vossloh España S.A). A concorrência é internacional. A assinatura do contrato com o vencedor está prevista para setembro. Segundo Carlos Romão Martins, coordenador de implantação dos sistemas e materiais rodantes do SIM (Sistema Integrado Metropolitano) da Baixada Santista, o momento é de estudo. “Vamos fazer a análise das propostas, aferir valores, analisar metodologia e execução, verificar se todas as etapas estão em ordem até setembro”. O VLT escolhido para operar na Baixada Santista seguirá algumas normas básicas, estipuladas pela EMTU como capacidade para 400 usuários. Os trens devem ter 2,65 metros de largura por 44 metros de comprimento, velocidade média de 25 km/h (a máxima é de 80km/h), ar condicionado e piso que facilite a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção. O primeiro trem deve ser entregue em abril de 2014. Já o último está previsto para março de 2015. O investimento estimado é de R$ 284,3 milhões. Todas as etapas da obra devem custar R$ 855 milhões. PROJETOS Desde fevereiro de 2012 o Consórcio Projeto VLT (empresa vencedora da licitação) está elaborando o estudo executivo do trecho que ligará o terminal Barreiros ao Porto (11 km). As obras devem começar em setembro. Já o Consórcio Projetos SIM RMBS prepara o plano básico e executivo dos outros trechos do VLT. De acordo com Martins, “o projeto está praticamente finalizado e os últimos detalhes estão sendo discutidos com a Prefeitura de Santos”.
Fonte: A Tribuna