A prefeitura de São Paulo acaba de concluir o projeto de sinalização turísitica da cidade, com a instalação de 720 placas que indicam 99 atrações da capital paulista.

As últimas placas foram instaladas esta semana, em áreas próximas a grandes centros de feiras e eventos, como o Anhembi e o Expo Center Norte. O projeto começou em junho de 2008, com a colocação de 448 placas até julho de 2009, contemplando principalmente os destinos turísticos na região central de São Paulo.

A segunda parte do projeto teve início em maio de 2010, quando foram colocadas as placas do parque da Aclimação, espaço cultural Catavento, da Casa do Sertanista, entre outros lugares. Cada atração possui de 6 a 8 placas em suas proximidades, quantidade considerada suficiente pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP), que colaborou com o projeto.

 

Placa turística instalada na região do parque do Anhembi

Placa turística instalada na região do parque do Anhembi

 

“A instalação das placas supriu uma necessidade histórica de uma cidade que recebe quase 12 milhões de turistas por ano. Como destino global, é de extrema importância uma sinalização turística adequada e que siga um padrão mundial, podendo ser reconhecida por visitantes de qualquer lugar do planeta”, explicou o presidente da SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos de São Paulo, Caio Luiz de Carvalho.

As placas seguem o padrão internacional de sinalização turística: são marrons, possuem o nome do ponto turístico, a seta mostrando a direção a seguir e um ícone indicativo (padronizado mundialmente) sobre o tipo de atração. São 20 diferentes ícones que ilustram locais como museus, parques, teatros, bibliotecas, patrimônios culturais, patrimônios naturais, arquiteturas históricas, centros culturais, praças, planetários, zoológicos, zoológico com animais soltos, centros de convenções, festas populares, pavilhões de feiras e exposições, centrais de informação turísticas e locais para prática de esportes.

 

Fonte: Folha.com