Pela primeira vez ao longo de suas últimas 16 edições no novo formato, o XVI Seminário Internacional de Agricultura, Pecuária, Logística e Turismo Sustentável e o XVI Prêmio Ecoturismo, antecedidos pelas edições anteriores iniciadas nos anos 1980 e 1990 na cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, com os nomes de Oscar empresarial e internacional da Amazônia e prêmios e seminários, a cidade de Ji Paraná (RO) irá sediar este importante evento, nos dias 04 e 05 de dezembro no Hotel Maximus. A premiação visa homenagear aos empreendedores que conseguem conjugar o aspecto empresarial com a proteção do meio ambiente.

O “movimento verde” teve início em 1972 na 1ª Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, em Estocolmo, liderada pela ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e assim atender as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras. Essa foi a primeira atitude mundial a tentar preservar o meio ambiente. Com a conferência de Estocolmo, problemas como secamento de rios e lagos, ilhas de calor e efeito da inversão térmica, causou alerta mundial. A Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu então lançar a Primeira Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente.

Após 20 anos da primeira conferência, em 1992, ocorreu a ECO 92, no Rio de Janeiro, o maior encontro de chefes de estado e de governo até então, que reuniu, sob o mesmo teto, Fidel Castro e George Bush, líderes de Cuba e dos Estados Unidos, inimigos históricos. Maurice Strong, empresário e ambientalista canadense, foi pioneiro, visionário e líder pelo desenvolvimento sustentável, presidiu a conferência. O evento teve uma forte repercussão internacional, milhares de pessoas, empresas, sociedade civil e mais de mil ONGs que levantaram a bandeira do Meio Ambiente.

O ativista Hércules Goes, presidente da Fundação S.O.S. Vale do Guaporé e editor do Jornal Ecoturismo juntamente com Erundina Barbosa de Oliveira representavam a entidade no evento. Nesta ocasião a fundação fez uma petição para que o Vale do Guaporé, que fica localizado em Rondônia e Mato Grosso, se tornasse Patrimônio Histórico da Humanidade. No final do encontro todos os líderes presentes assinaram a “Carta da Terra”, documento que plantou a primeira semente pela proteção ambiental e que “sacudiu” o  planeta para esta causa, nos anos seguintes. A carta foi entregue à ONU, responsável pelas COPS, Conferência Mundial do Clima.

A Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável mais conhecida como Rio +20 aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, após vinte anos de realização da Rio-92, e teve o objetivo de garantir e renovar o compromisso entre os políticos para o desenvolvimento sustentável.  Neste momento Hércules Goes e Sérgio Gomes, dirigentes do Fórum Permanente de Sustentabilidade, participaram ativamente do evento.  A Revista e Jornal Ecoturismo acompanharam de perto esse importante  evento, que mais uma vez teve grande repercussão mundial.

Outra conferência que o ativista participou representando a Fundação S.O.S. Vale do Guaporé e o Fórum de Sustentabilidade da Amazônia foi a COP 20 que aconteceu no Perú, em 2014. Nesta ocasião as ONGs  representadas pelo ativista ambiental Hercules Goes, requereram a transformação do Real Forte Príncipe da Beira  e da Estrada Madeira Mamoré em  Patrimônio da Humanidade a ser reconhecido pela Unesco e que hoje já está na lista dos patrimônios da humanidade aprovados pela entidade.

Este ano, the Global Sumitt of Agriculture, Farming, Logistic and Sustainable Tourism  e o XVI Global Awards of Ecotourism, reunirão os principais players públicos e privados dos estados do Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Acre e Amapá e discutirão os novos rumos desses estados frente a realidade da abertura das saídas para o Pacifico, com a visão holística dos países andinos e suas populações de milhões de consumidores dos produtos amazônicos brasileiros e troca com os amazônicos internacionais.

Serão comemorados o jubileu de prata de dois acontecimentos, o primeiro em 1992, que foi a assinatura da Carta da Terra e o segundo que foi a façanha do Jornal Ecoturismo ser reconhecido pelo Guines Book como o 1º veículo de comunicação no Brasil a discutir e apoiar o Turismo Sustentável.

A Revista e Jornal Ecoturismo, a Liga Nacional de Esportes de Aventura e a Prefeitura e Câmara Municipal de Jí Paraná estão empenhados para realizar um evento que  seja  considerado um marco na história do desenvolvimento do Agroturismo Sustentável no país.

Para mais informações acesse o link http://revistaecoturismo.com.br/seminario/

residente Enrique Pena Nieto - Fotografia: Revista Ecoturismo

Presidente Enrique Pena Nieto – Fotografia Revista Ecoturismo

Com o Embaixador honorário do Turismo e do clima de Rondônia na Cop 20 no Peru , com o presidente Enrique Pena Nieto do México, buscando a causa e adesão ao Forte Príncipe da Beira e EFMM Patrimônios da Humanidade da Unesco.?

Príncipe Charles - Fotografia Revista Ecoturismo

Príncipe Charles – Fotografia Revista Ecoturismo

Com o Embaixador honorário do Turismo de Rondônia, missões de lutar pela Amazônia e por Rondônia para promover o combate ao aquecimento global e mudanças climáticas, com o herdeiro da Coroa Britânica nos anos 1990, quando a ecologia ainda estava se iniciando no Brasil e depois virou Sustentabilidade nos ODS da ONU 2030.

Bill Clinton – Fotografia Revista Ecoturismo

Tarefa de Embaixador honorário do Turismo de Rondônia, combatendo as mudanças climáticas e o aquecimento global pelo fórum permanente de sustentabilidade da Amazônia e fundação SOS vale do Guaporé, signatária da Carta da Terra na Eco 92 , com o então presidente dos EUA Bill Clinton e seu vice Al Gore .

Al Gore – Fotografia Revista Ecoturismo

Com o Embaixador honorário do Turismo de Rondônia, título concedido pela jornalista Vera Martins, presidente da Abracos e Terezinha Sodré nos anos 1990, nos incumbimos de lutar em quatro frentes distintas, sendo duas pela Mata Atlântica e duas pela Amazônia, para ajudar a combater o aquecimento global e as mudanças climáticas.