Com dificuldades para abastecimento de energia devido à localização, a comunidade do Bonete em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, já está se beneficiando com um sistema de energia solar. A iniciativa chegou ao Bonete em 2015, depois de pedidos de melhoria no fornecimento de energia pelos próprios moradores, que solicitaram apoio ao Ministério Público para buscar soluções a comunidade.
Antes, a comunidade só era abastecida por uma pequena hidrelétrica com água de rio e por um gerador a diesel que fornecia energia por apenas cinco horas diárias aos quase 250 habitantes da região. Pelo sistema de energia solar, o consumo pode ocorrer normalmente, fornecendo energia para lâmpadas, aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. O mesmo modelo é desenvolvido em Castelhanos, também em Ilhabela, e aplicado na Ilha do Cardoso, no litoral sul paulista.
Com isso, o Governo Federal investiu R$ 5 milhões para a instalação de placas solares em 164 unidades, entre casas, comércios e prédios públicos. Apenas 14 famílias não aderiram ao projeto. Hoje, com o projeto concluído, já é possível ver o sistema de energia solar, funcionando de forma sustentável, sem prejudicar o meio ambiente. Os moradores, que antigamente perdiam seus alimentos por não terem um sistema de energia elétrico funcionando adequadamente, agora podem comemorar. O Bonete fica ao sul da ilha e pode ser acessado apenas por barco ou por uma trilha de 12 quilômetros.