Considerado terceiro mais movimentado do Reino Unido, aeroporto substituiu parte da iluminação composta por lâmpadas fluorescentes tubulares por 1,2km da fita de LED LINEARlight POWER Flex, gerando economia acima de 250.000 kWh/ano

Visando atingir as metas de energia autoimpostas pela administração do aeroporto de Manchester, no Reino Unido, a OSRAM, multinacional alemã especializada em iluminação, forneceu soluções de LED para substituir as lâmpadas fluorescentes tubulares nas áreas de chegadas e partidas do Terminal 2. A atualização do sistema de iluminação, que levou quatro meses para ser concluída, proporciona redução de 40% no consumo energético e impressiona pelo design e durabilidade.

No projeto foram utilizados aproximadamente 1,2km da fita de LED LINEARlight POWER Flex, da OSRAM, que oferece grande capacidade de economia de energia. A combinação desse produto com a inteligência e funcionalidade fornecidas pelo reator OPTOTRONIC permitiu alcançar impressionantes níveis anuais de economia, acima de 250.000 kWh. Além disso, o retorno será em curto prazo, pois o payback do projeto é de menos de três anos.

“A fita possui um adesivo na parte traseira para instalar o produto em locais metálicos e, devido à flexibilidade, pode ser manipulada em curvas sem diminuir o efeito pretendido. Isso possibilita o funcionamento contínuo de luz, sem sombras ou manchas escuras”, destaca Sergio Costa, gerente nacional do Canal Projetos & Soluções da OSRAM.

Considerado terceiro aeroporto mais movimentado do Reino Unido em termos de números de viajantes, Manchester mantém atenção em todos os aspectos de infraestrutura para garantir a satisfação dos passageiros e expectativas comerciais. De acordo com o Técnico em Projetos do aeroporto, Jonathan Beswick, a segunda fase do trabalho está sendo planejada, com o intuito de implantar o sistema de controle de iluminação DALI habilitado T2, para otimizar ainda mais o uso de iluminação em uma ampla variedade de condições. “Nossa intenção é gerar uma economia de energia adicional de 100.000 kWh, além dos 250.000 kWh fornecidos pelo sistema já instalado”.

Para Sergio Costa, as soluções utilizadas no projeto europeu são altamente versáteis e duráveis. “A compatibilidade DALI significa que o sistema é totalmente complementar às soluções de controle energeticamente eficientes. Além disso, estamos testemunhando o aumento de instalações desse tipo em espaços públicos e privados. O aeroporto de Manchester reconheceu todos esses benefícios e, como resultado, possui uma solução de iluminação ideal para o presente e pronta para o futuro”.

Sobre a OSRAM

A OSRAM, com sede em Munique, na Alemanha, é uma das duas fabricantes líderes em soluções para iluminação no mundo. O portfólio da companhia abrange toda a cadeia de produtos do setor, de componentes – incluindo lâmpadas, semicondutores ópticos como diodos emissores de luz (LED) – a reatores eletrônicos, além de luminárias completas, sistemas de gerenciamento e soluções em iluminação. A OSRAM possui cerca de 39.000 colaboradores ao redor do mundo e obteve um faturamento de 5.4 bilhões de Euros no ano fiscal de 2012. Mais de dois terços de sua receita provém de produtos eficientes. As atividades da companhia têm se focado em luz – e, portanto, na qualidade de vida – por mais de 100 anos.

Mais informações sobre a OSRAM podem ser encontradas na internet, pelo site www.osram.com.br.

Contato de imprensa

Image Press

Bruno Rofer

Tel: (11) 3392 3025 Ramal 215

e-mail: bruno@grupoimagecom.com.br