Apesar do número de malas extraviadas diminuir a cada ano – dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas mostram que, em 2014, a média foi de 7,3 malas perdidas para cada mil passageiros transportados
Ao desembarcar do avião, o desejo de qualquer viajante é sempre o mesmo: pegar a bagagem despachada e correr para seu destino final. Este é o momento em que a tranquilidade da chegada pode ser substituída pelo estresse de ver todos os outros passageiros retirando suas respectivas malas, a esteira esvaziando e nada de seus pertences aparecerem.
Apesar do número de malas extraviadas diminuir a cada ano – dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas mostram que, em 2014, a média foi de 7,3 malas perdidas para cada mil passageiros transportados – é importante saber como agir e não perder tempo caso sua bagagem tenha desaparecido. Pensando nisso, a Agarre.com – empresa de e-commerce do grupo espanhol Atrápalo, especializada em turismo e lazer urbano – preparou um passo a passo para ajudar os viajantes a lidar com essa situação desagradável da melhor maneira possível.
Passo 1
É fundamental procurar a companhia aérea e informar o ocorrido o mais rápido possível. Embora o viajante tenha o prazo de sete dias após o desembarque para registrar o extravio da bagagem, as chances de encontrá-la ou de conseguir uma indenização são maiores quando as companhias aéreas são contatadas imediatamente.
Passo 2
Feita a reclamação, a empresa fornecerá um documento para ser preenchido, o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). É válido contatar também a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para registrar sua queixa. Se quiser manter a reclamação documentada, envie também um e-mail relatando o ocorrido para o SAC da companhia aérea.
Passo 3
As companhias aéreas têm prazos específicos para garantir a devolução de bagagens extraviadas: 30 dias no caso de voos domésticos e, em voos internacionais, 21 dias a partir da data em que a solicitação foi feita pelo viajante. Se isso não acontecer, a empresa deve pagar um valor equivalente ao da mala perdida e os objetos que estavam dentro dela. De acordo com as normas, a indenização é de US$ 20 por quilo despachado. É possível ainda exigir uma quantia em dinheiro para eventuais despesas imediatas causadas pelo extravio da mala, como a compra de itens de cuidados pessoais. Quando encontrada, a bagagem é entregue no endereço indicado no documento preenchido no passo 2.
Dicas importantes
– Antes do embarque, tire fotos de sua bagagem aberta e fechada, para facilitar a descrição da mala e relatar os itens que estavam dentro dela;
– Nunca deixe de colocar uma etiqueta com informações como nome, endereço completo e número de telefone tanto na parte externa quanto na parte interna da mala;
– Caso o problema com a bagagem não seja o extravio, mas furto, além dos passos acima, é fundamental registrar um boletim de ocorrência com dados como o nome da companhia aérea e o número do voo.
Além de dicas como estas, a Agarre.com também disponibiliza descontos para outros programas, como atividades urbanas, além de vender pacotes viagens com preços especiais durante todo o ano. Para saber mais, acesse www.agarre.com.
Sobre a Agarre.com
Há três anos no Brasil, a Agarre.com é uma empresa de viagens e lazer urbano que faz parte do Grupo Atrápalo, de origem espanhola, cuja proposta é levar experiências diferenciadas e com baixo custo ao público em geral. A agência está presente em países como Espanha, Colômbia, Chile, Peru e Argentina, México, Panamá, Guatemala e Costa Rica, e vem dobrando seu tamanho ano a ano.