Expansão e melhorias pautadas em ações para o turismo sustentável garantem o reconhecimento e alto índice de aprovação por seus clientes, mercado e entidades do setor
A Rede Mabu Hotéis & Resorts acumula, em 43 anos de história, ampla experiência em hotelaria, preservando valores como o respeito, credibilidade, honestidade, hospitalidade, flexibilidade, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade. Por isso, ao longo dos anos tem investido em medidas socioambientais, apoiando a preservação do meio ambiente e garantindo um contato harmônico entre o homem e a natureza.
Alinhado à missão e respeitando os valores da Rede, o Mabu Thermas Grand Resort, localizado em Foz do Iguaçu, tem como Política de Gestão de Sustentabilidade o comprometimento com os princípios do Turismo Sustentável, visando à melhoria sustentada dos seus resultados. Com isso, é o objetivo da Política de Gestão de Sustentabilidade do resort atender aos requisitos legais e outros aplicáveis à questão, mantendo o relacionamento de cooperação, credibilidade e transparência; fomentar o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade nas localidades onde atua; implementar processos gerenciais e operacionais, estimulando o comprometimento com as questões ambientais e socioculturais; evitar e prevenir a poluição por meio da redução dos impactos ambientais relacionados a efluentes hídricos, resíduos sólidos e emissões atmosféricas.
Foi por meio desses princípios que o Mabu Thermas se tornou, em 2012, o primeiro resort do Brasil a conquistar certificação em sustentabilidade, conforme a norma NBR 15401 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Com novas auditorias, realizada em 2013, em 2014 e em 2015, o resort garantiu a recertificação, e o selo de sustentabilidade pela NBR 15401, que avalia as áreas ambiental, econômica e sociocultural.
Entre os principais resultados obtidos pelo resort com a Política de Gestão de Sustentabilidade estão a reciclagem de 15% de resíduos gerados, com mensuração do desperdício dos alimentos produzidos; implantação do programa de reuso das toalhas e roupas de cama, com treinamento para uso racional dos recursos pelos colaboradores; aquisição e instalação de coletores identificados e eliminação de copos plásticos no refeitório, conscientizando os colaboradores; redução dos riscos de contaminação e epidemias por dengue, implantando a caminhada pela propriedade ao menos uma vez por semana para eliminação de possíveis focos.
Para garantir ainda mais conformidade com as questões sustentáveis e minimizar os impactos resultantes de suas atividades econômicas, aderiu, em 2014, ao Programa de Eficiência Energética da Copel Distribuição S.A., aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Essa iniciativa resultou na troca de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED. Também substituiu os equipamentos de refrigeração para garantir um consumo menor de energia. O projeto foi desenvolvido para os hotéis próprios da Rede Mabu Hotéis & Resorts, representados pelo Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu, e pelos hotéis de Curitiba, Mabu Curitiba Business e Mabu Curitiba Express.
Na área sociocultural, também em 2014, o resort implementou o Programa Aprendiz Legal, na comunidade na qual o Mabu Thermas Grand Resort está inserido, garantindo a inclusão social na comunidade por meio de programa de primeiro emprego. Ainda na área de sustentabilidade, o Mabu Thermas Grand Resort conquistou, em 2015, o terceiro lugar, na categoria Meios de Hospedagem, no 3º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. O reconhecimento foi feito pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), entidade responsável pela iniciativa e que representa 85% dos pacotes turísticos comercializados no País.
O objetivo da Rede Mabu Hotéis & Resorts é conquistar a melhoria sustentada nos resultados, aperfeiçoando continuamente os processos e serviços e respeitando o ecossistema natural. “Visamos a atender as expectativas de clientes, colaboradores, acionistas, fornecedores, além da comunidade”, salienta o diretor executivo da Rede Mabu Hotéis & Resorts , Wellington Estruquel.
Serviço:
MABU THERMAS GRAND RESORT
ENDEREÇO: Rodovia das Cataratas, Km 3,2 – Foz do Iguaçu (PR)
TELEFONE: 45 3521 2000
RESERVAS: 0800 41 7040 / 4020 4100
E-MAIL: reservas@hoteismabu.com.br
SITE: www.hoteismabu.com.br
TWITTER:twitter.com/hoteismabu
Facebook: www.facebook.com/hoteismabu