Uma série de conferências e palestras foi promovida
As melhores práticas para o turismo sustentável foram apresentadas durante a quarta edição da WTM Latin America, que ocorreu até esta quinta-feira, 31 de março, no Expo Center, em São Paulo, juntamente com o 45º Encontro Comercial Braztoa. Uma série de conferências e palestras abordou as tendências e novidades relacionadas ao tema durante os três dias da feira.
Sob a coordenação de Mariana Aldrigui, pesquisadora e professora da USP, a programação começou com a sessão “Mapeamento de Práticas de Turismo Sustentável na América Latina”, comandada por ela e Tiago Juliano, pesquisador da Universidade Federal de São Carlos. Durante a apresentação, o estudioso afirmou que as práticas sustentáveis têm de ser um vetor para as ações empresariais. “Existe uma diversidade muito grande do que se entende por turismo sustentável, sendo difícil catalogar as práticas”, pontuou. O mapeamento revelou que o Equador concentra o maior número de projetos sustentáveis na região, com 52 iniciativas registradas. O Brasil contabiliza 37.
Na quarta-feira, as práticas sustentáveis em companhias aéreas foram o foco do painel que apresentou o case da holding Air France/KLM. A empresa implantou inovações como biocombustível no lugar de querosene nas aeronaves, o que pode reduzir em até 80% as emissões de dióxido de carbono na atmosfera, além de higienizar os aviões com lenços umedecidos ao invés de água. “É preciso considerar a cultura de cada região para pensar iniciativas locais que façam sentido”, afirmou Mariana Aldrigui, que pontuou que a sustentabilidade deve envolver todas as áreas da empresa. “Do contrário, é só uma ferramenta de marketing. É preciso pensar fora da caixa e buscar alternativas baratas”, complementou.
Também no segundo dia da WTM Latin America 2016, a sessão “Comunicando Sustentabilidade – Experiência em Redes Sociais” trouxe à discussão a importância de efetivar as ações sustentáveis e transmitir mensagens coerentes. “Há empresas que fazem posts lindos no dia da árvore, mas vendem pacotes que incluem abraçar leões sedados no zoológico. Isso tira todo o efeito do post bonitinho”, afirmou a editora do blog de viagens Sundaycooks, Natalie Soares. Cynthia Corrêa, professora de tecnologia da informação da USP, falou sobre o impacto irreversível de uma comunicação mal feita. “Informar sustentabilidade é fácil, difícil é fazer. A reputação online é importante para a empresa e é muito difícil desfazer uma imagem negativa.”
No último dia do evento, a conferência “Incorporação de Práticas Sustentáveis na Gestão de Operadoras e Agências” contou com a participação de palestrantes da BWT Operadora, Vento Sul Turismo e Marcelo Vilela de Almeida da USP, enquanto a sessão “Existe Sustentabilidade na Composição de Equipes? Desafios para a Gestão de Pessoas em Turismo”, conduzida por Trícia Neves, da Mapie, e Mariana Aldrigui, abordou a importância da sustentabilidade corporativa. “A gente fala de visão, missão, mas qual a visão dos funcionários?”, questionou Trícia. “É importante descobrir o que um candidato a uma vaga quer para a vida, e se ele compartilha da missão da empresa”, completou.
“Os painéis buscaram ampliar a discussão para além das questões puramente ambientais – falamos de sustentabilidade econômica e social, bem como da necessidade de mudar a composição de equipes para uma gestão sustentável dos negócios”, afirmou Mariana.
Diretor da WTM Latin America, Lawrence Reinisch avaliou que a programação sobre sustentabilidade foi um dos destaques desta quarta edição. “Estamos extremamente satisfeitos com o conteúdo apresentado nas palestras e conferências sobre o tema. O feedback que temos recebido é o melhor possível.”
Saiba mais em http://www.wtmlatinamerica.com/.
Sobre a WTM Latin America
A WTM Latin America, caminhando agora para seu quarto ano, atrai mais de 6.000 dos mais importantes executivos interessados no setor de viagens e turismo da América Latina. Em 2015 o evento gerou US$ 363 milhões em novos negócios que foram conduzidos com até 1.000 expositores e mais de 1.300 buyers qualificados. A feira faz parte do portfólio da Reed Travel Exhibitions, que também inclui a World Travel Market London, a Arabian Travel Market e a World Travel Market Africa. Saiba mais em www.wtmworld.com.