Montagem dos canteiros

Trata-se de uma tarefa a ser executada pelos adultos, eventualmente com a ajuda das crianças.

Limpeza do terreno: depois de escolher o local da horta, deve-se limpar o terreno onde serão montados os canteiros, retirando o entulho e mato (inclusive as raízes) com enxada ou sacho. O mato retirado pode ser colocado ao sol para secar, servindo, mais tarde, de cobertura para a sementeira.

Demarcação dos canteiros: as medidas dos canteiros dependem do espaço disponível para o trabalho com a horta. Em termos ideais, cada canteiro deve ter a forma de um retângulo, com 2m de comprimento por 80cm de largura. A demarcação se faz com estacas e barbantes: medir o retângulo fincando uma estaca em cada um de seus cantos e esticando o barbante entre elas, para delimitar a área.

Corredores entre canteiros: deixar sempre um espaço de passagem de pelo menos 50cm entre os canteiros, para que se possa caminhar entre eles e cuidar das plantas sem estragá-las.

Revolvimento do terreno: revolver, com pá ou enxadão, toda a terra do canteiro demarcado por no mínimo 20cm de profundidade (um palmo de uma pessoa adulta). Desfazer os torrões que sobram com ajuda do sacho. Essa terra afofada será misturada a composto orgânico e areia, ficando pronta para o plantio.

(pág. 17)

*

“Hortas na Educação Ambiental”
Autoras: Maria Célia Bombana e Silvia Czapski
Editora: Peirópolis
Páginas: 104
Quanto: R$ 36,00 *
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Atenção: Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 

Fonte: Folha.com