O Ministro da Educação, Fernando Hadadd informou a pouco ao Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde (PT) que após ouvir as ponderações do parlamentar sobre a carência do número de docentes nas universidades, o MEC disponibilizará 78 vagas para professores em caráter emergencial para as Instituições Federais de Ensino Superior da Região Norte.
Graças aos acordos que vinham sendo costurados por Valverde com o MEC, a pasta atenderá com 18 vagas a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), 17 vagas à Universidade Federal Rural da Amazônia(UFRA), 15 para a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), 16 para a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e 12 vagas para a Universidade federal do Acre (UFAC).
De acordo com Valverde a ação do MEC vai garantir o funcionamento das atividades acadêmicas, visto que a região Norte tem uma demanda crescente de docentes em função do programa de expansão dos campi, o que tem exigido a complementaridade nos quadros.
Segundo o parlamentar, embora Rondônia tenha uma necessidade maior do que o número disponibilizado inicialmente, já é um começo, e que para 2010, outras vagas serão abertas. Pela estimativa, há necessidade para todo o estado de pelo menos 279 docentes, 100 assistentes administrativos, 370 técnicos e ainda 55 funções comissionados para atender a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em Ariquemes, Cacoal, Vilhena, Ji-Paraná, Porto Velho além de São Miguel do Guaporé.
Segundo o deputado Eduardo Valverde a extensão da Unir de São Miguel do Guaporé é fundamental para atender a população da BR-429 e precisará da contratação de novos professores. “É preciso suprir a carência tanto de recursos como de docentes para a região Amazônica”, ressaltou.
De acordo com Eduardo Valverde a necessidade também é presente nos outros estados, sendo necessário no total para toda a Região Norte de pelo menos 2800 docentes, 458 assistentes administrativos, 55 técnicos de contabilidade, 300 técnicos de laboratório, 117 técnicos de informática, 86 técnicos de assuntos educacionais, 25 auditores, entre outros profissionais.
No Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi feito um grande esforço para ampliar a oferta de ensino superior em todo o País. Foram criadas mais de 300 mil novas vagas no sistema federal, além dos 49 campi implantados e outros em consolidação.
Assessoria de Imprensa