O vereador Penna (PV) fez um projeto para incluir na Lei Municipal 14.485 de 19 de julho de 2007, que dispõe sobre datas comemorativas, eventos e feriados do Município de São Paulo, o Dia do Design Sustentável, a ser comemorado no dia 16 de setembro.
Os produtos criados com o conceito de design sustentável devem levar em conta o triângulo da sustentabilidade: economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto. Como por exemplo, diminuir os problemas de extração da matéria-prima e da energia utilizada na fabricação. Além disso, também se deve considerar o conceito dos três erres – reduzir, reutilizar e reciclar.
“O dia 16 de setembro foi escolhido por ser também o Dia Mundial da Proteção à Camada de Ozônio, exatamente para estimular a reflexão sobre a influência da forma de produção do modelo capitalista no meio ambiente”, explicou Penna.
É da responsabilidade de quem projeta e de quem produz fabricar bens de consumo e incentivar práticas que levem em conta a proteção ao meio ambiente, a preservação dos recursos renováveis, alternativas sustentáveis aos recursos não-renováveis e a preocupação com as gerações futuras.
A íntegra do PL está disponível no site: http://vereadorpenna.com.br/2009/08/projeto-de-lei-n%c2%ba-4942009-cria-do-dia-do-design-sustentavel.html
Elisete Toledo