Paul Bruce Dickinson é conhecido mundialmente como o vocalista da banda de heavy metal Iron Maiden. No entanto, as habilidades e interesses do músico vão muito além do rock. Como piloto de avião, o novo investimento do astro é na construção do maior dirigível do mundo. Como se isso não bastasse, o meio de transporte ainda foi planejado para operar com baixa quantidade de combustível, reduzindo as emissões de poluentes.
O cantor participou do projeto doando US$ 450 mil à empresa britânica de engenharia aeronáutica Hybrid Air Vehicles (HAV). Apelidado de Airlander, o dirigível gigante já foi produzido e possui pouco mais de 91 metros. Mesmo com todo esse tamanho, as empresa informa que ele será apenas o protótipo para uma aeronave ainda maior a ser construída no futuro.
Imagem: Divulgação
A tecnologia aplicada pela HAV permite que o dirigível viaje em baixa altitude, utilizando pouco combustível. Após estar em voo, as asas, semelhantes às de aviões, entram em ação, tornando-o mais eficiente e, de acordo com a fabricante, as viagens podem durar até 21 dias ininterruptos.
Imagem: Divulgação
O propósito no projeto vai além da inovação tecnológica. Ele deve ser usado para operações de resgate e salvamento. Inicialmente ele é capaz de transportar 38 toneladas de carga, mas a previsão é de que o potencial se torne ainda maior. Outro fator importante é a facilidade com que ele pode pousar em áreas desérticas e no mar.
Imagem: Divulgação
Bruce Dickinson já atuou em outros trabalhos com fundo humanitário, inclusive ligado a aeronáutica. Em 2013 ele se tornou um dos mantenedores da Flying Scholarship for Disabled People, uma escola de aviação para pessoas com deficiência ou considerados inválidos.
Foto: 3:nine Communications
Fonte CicloVivo