O VX Seminário Internacional de Sustentabilidade aconteceu no dia 30 de novembro de 2016, no Teatro Banzeiros, em Porto Velho – RO. Há 15 anos, o Jornal e Revista Ecoturismo, com 25 anos de existência, reúnem engajados e renomados ambientalistas, políticos, funcionários do setor público, professores, empresários e representantes de entidades ambientais e sustentáveis para compor a mesa de debate e palestras. Este ano, devido ao desmatamento amazônico, propuseram novas medidas na chamada Carta de Rondônia a Al Gore.

Com êxito, a plateia foi constituída de formadores de opinião de Rondônia e Acre, entre eles, estudantes, professores, universitários, funcionários públicos, dirigentes de entidades públicas e privadas, ONGs e um público ávido por informações climáticas.

seminario2

O líder indígena Adriano Karipun falou sobre a etnia e a preocupação com a floresta amazônica, além dos ataques contra os povos originais. Com isso, citou alguns exemplos de pessoas que lutam contra o desmatamento como Gisele Bündchen e Leonardo di Caprio, do Planeta em Crise, chamando a atenção do auditório para a luta permanente pela selva preservada como já fazem outras etnias, entre elas, a de Almir Surui, do Povo Pater.

A diretora da secretaria Meio Ambiente da capital, representando Edjales Brito falou sobre programas e ações de preservação de Porto Velho que estão em transição com o novo prefeito. Ele assumirá o cargo nos próximos dias e a meta é a busca de cuidados básicos para não aumentar a sujeira e o lixo nas ruas. Já Augusto Dias, advogado da Faculdade de Rondônia (FARO) mostrou a importância da preservação e da educação ambiental neste início de século XXI para as próximas gerações, ele palestrou em nome de Marialice Antão, doutora e mestre da FARO, que não pode comparecer ao evento.

O engenheiro e ex-vereador Kruger Darwich, da Eletrowats Solar explicou aos presentes, a importância da utilização das energias limpas e renováveis para o bom futuro das cidades da região amazônica, considerada por muitos, como grande vila do desmatamento.

seminario1

O Diretor do Departamento de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Adriano Santhiago Oliveira deu um show de competência ao colocar as posições brasileiras depois da Cop 2l de Paris e Cop 22 de Marrakech, citando as novas ações brasileiras após a entrada em vigor da Convenção do Clima.

O evento também contou com vídeo conferencias. O phd Marcio Santilli, da Isa sócio ambiental fez um balanço das perspectivas climáticas após a eleição de Trump nos EUA .  Além dele,  Marcelo Furtado da Coalização do Clima, recém chegado de Marrakech, alertou para o perigo de um retrocesso com a eleição do bilionário americano nos EUA e os alvos e emissões de co2.

O grupo Carbon Disclosure Permanent CDP orientou como agir em função das novas tomadas de posição climática nas grandes e medias cidades brasileiras, evitando o aquecimento global.

Debatedores inflamados como o advogado Lourival Goedert, Miranda do Sebrae-RO, turismologo Darius Vaquer e o próprio Kruger Darwich deram suas visões sobre como agir para chegar ao desmatamento zero na Amazônia e propondo novas medidas na chamada Carta de Rondônia a Al Gore.

A plateia, entre eles, Gustavo Lorenzo, da Ong Anjos do Bem chamaram a atenção da nova geração de youtubers e pessoal das redes sociais ao engajamento nas metas climáticas, ele que tem mais de 300 mil seguidores em seu canal no You Tube.

A Carta de Rondônia com uma síntese das preocupações climáticas ambientais foi redigida e está sendo enviada para conhecimento com o pessoal da The Climate Reality,  organização dirigida pelo ex-vice presidente Al Gore, que nos dias 5 e 6 de dezembro reunirá em todo o planeta, os seguidores dessas novas metas,  entre eles,  a Revista Ecoturismo e o XV Seminário Internacional de Sustentabilidade e XV Premio Ecoturismo.

Este ano, o Prêmio Ecoturismo & Energias Renováveis foi entregue ao Carlos Goshn, presidente  mundial da Renault Nissan, guajaramirense de nascimento.

seminario3 seminario1 seminario2

O livro Rondon l50 anos e ícone do Mato Grosso foi lançado com êxito no seminário.

Dirigentes da Caixa Economica, Banco do Brasil, Sebrae, sindicato Sintrarr, faperon, Senar, Aspometron, diretores da Unir, Faro, Faema, Fimca, São Lucas e muitas universidades e escolas aderiram ao evento realizado no Teatro Banzeiros.

 O evento teve o patrocínio da Caixa Economica Federal e apoios da Faperon, Senar Ro, prefeitura de Porto Velho e Centro de Formacao educacional e Banzeiros, Jornal Nortão, Radio Caiari, Alto Madeira, Fiero , Sebrae Rondônia e muitas entidades parceiras.

A mídia esteve presente, entre eles G1, Amazonsat, Sictv e emissoras de rádio e jornais que propagaram pelas mídias sociais a forçaa deste seminário que já e uma marca tradicional em Rondônia e região.