**Jogos Olímpicos Rio 2016 serão tema da maior feira de capacitação em artesanato do estado do Rio
*Senac terá oficinas dedicadas à moda, Bradesco oferecerá produtos bancários
para artesãos e  Sebrae dará consultoria sobre empreendedorismo e formalização

Crise se supera com muito trabalho, criatividade e busca de novas oportunidades. Este é o lema da 10ª Rio Artes Manuais, maior feira de capacitação em artesanato do estado do Rio de Janeiro e uma das maiores do Brasil, que acontece de 16 a 20 de março no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, no Rio de Janeiro.

Evento do calendário oficial da cidade do Rio, a feira chega à 10ª edição ainda maior e mais completa: terá 15% mais expositores em relação a 2015, 26 mil vagas em aulas gratuitas de artesanato, um setor dedicado à moda, consultoria sobre empreendedorismo e formalização de negócios e, pela primeira vez, vai oferecer produtos bancários para os artesãos. A expectativa dos organizadores é que, nos cinco dias do evento, 20 mil pessoas visitem o pavilhão térreo do centro de convenções.

Este ano, a Rio Artes Manuais tem como tema os Jogos Olímpicos Rio 2016 e, por meio das aulas, estimulará o artesão a gerar renda com o maior evento esportivo do planeta. As aulas gratuitas serão dadas nos estandes das maiores indústrias do setor de artesanato no Brasil. O visitante adquire o ingresso por R$ 15,00 (R$ 7,50 para estudantes e idosos acima de 65 anos) e, uma vez dentro da feira, pode se inscrever em quantas aulas quiser, sem custo adicional.  O sistema dos cursos é o “faça e leve”, ou seja, além do material e da aula serem gratuitos, o aluno leva para casa a peça que aprendeu a fazer.

Os horários variam com o estande e as inscrições são feitas apenas na hora, de acordo com o número de vagas e ordem de chegada. As 26 mil vagas são para aulas nos níveis básico e avançado. Entre as mais de 60 técnicas disponíveis nos cursos, estão as de bijuteria, pintura, biscuit, crochê, macramê, bordado, pintura (em tecido, madeira e cerâmica), boneca de EVA, feltro, patchwork, decupagem em chinelo e madeira, fitas decorativas, pátina, cartonagem, flor de meia, falso mosaico, costura e customização.

 “O segmento de artes manuais é uma oportunidade concreta de geração de renda quando os níveis de desemprego aumentam na economia. Não é à toa que, mesmo no atual cenário econômico do Brasil, a feira terá 15% mais expositores do que em 2015 e aumentou o número de serviços para que o artesão possa crescer e aparecer”, afirma Roberto Santos, coordenador da 10ª Rio Artes Manuais. “Teremos número recorde de turistas vindos de todas as partes do mundo e do Brasil para as Olimpíadas, o que servirá para os artesãos incrementarem suas vendas com suvenires e produtos de qualidade”, completa o executivo.

A 10ª Rio Artes Manuais é organizada pela Caçula, maior distribuidora de insumos para artesanato do estado do Rio, e conta com os patrocínios do Sebrae, Bradesco, Senac, Acrilex, Coats Corrente e Döhler. As empresas, instituições e marcas expositoras são: Fitas Progresso, Linhas Círculo, Kit, Feltros Santa Fé, 3M, Henkel, Filiperson, Acrilex, Döhler, Toke e Crie, Coats Corrente, Litocart, Criando Arte Opa, Editora Minuano, Litoarte, Polycol, Tamako, Decorart, Viana, Marilda, Facinos, Cardenas, Sertic, Blue Star, Tecidos Flok, Fitilaser, Ateliê Deize Costa, La Pluma, Senac, Sebrae e Bradesco.

Sebrae, Senac e Bradesco terão produtos e serviços especiais para artesãos

Na 10ª Rio Artes Manuais, o artesão contará ainda com serviços e produtos sob medida para suas necessidades. No estande do Sebrae, o visitante terá à disposição palestras sobre empreendedorismo e formalização da atividade. O espaço terá ainda atendimento individualizado para auxiliar o artesão a tornar-se MEI (Micro Empreendedor Individual).

Estreante no evento, o Senac terá dois espaços com atividades ligadas ao setor de moda: o “Hora da Costura” e o “Moda nos Detalhes”.  As oficinas, cuja duração varia entre duas e quatro horas, vão oferecer cursos como de bolsas em tecido, sapatinho de bebê, porta-copos, customização e bijuteria.

Já o Banco Bradesco, que também participa pela primeira vez da Rio Artes Manuais, vai oferecer serviços bancários como abertura de contas e acesso a microcrédito no próprio estande.

 

Praça do Artesão e ação social – Quem não gosta de fazer uma comprinha, ainda mais depois de ver suvenires talentosamente criados por artesãos? Pensando nisso, a Rio Artes Manuais possui também um espaço em que 10 artesãos, previamente selecionados pela qualidade e originalidade da sua arte, comercializam sua produção. Entre os itens disponíveis para compra estão luminárias, porta-joias, relicários, pulseiras, brincos, bolsas, roupas para bebês e acessórios com materiais reciclados.

Outro ponto em que o visitante pode adquirir produtos é a área destinada aos participantes do ECO SOL, programa de artesanato e economia solidária da Prefeitura do Rio, desenvolvido pela SEDES (Secretaria Especial de Desenvolvimento Solidário). No local, se revezam 27 artesãos oriundos de ateliês localizados em comunidades carentes da cidade, que também vendem sua produção.