De Brasília – Pelo menos 18 Estados deverão entrar no programa BNDES de concessão dos serviços de saneamento. Entre eles, todos os da região Nordeste.

De acordo com a presidente do banco, Maria Silva Bastos, além de Rio de Janeiro, Pará e Rondônia, que já haviam aderido ao programa numa etapa anterior, outras 15 unidades da Federação  já se comprometeram a entrar no processo de privatização que pretende repassar à iniciativa privada os sistemas de água e esgoto, o que somaria mais da metade da população.

A instituição está conversando com o governo do Estado de São Paulo sobre o tema, mas ainda não  fechou uma negociação para a adesão da Sabesp.

BNDES lança edital sobre saneamento

O BNDES deu o primeiro passo para o programa de financiamento de projetos de saneamento nos Estados, com o lançamento de edital para realização de estudo sobre modelos que poderiam substituir as empresas estatais na prestação de serviço.

A ideia é que a iniciativa privada explore o serviço, por meio da privatização de estatais, concessão do serviço ou PPP (Parceria Público Privada).

Segundo o BNDS, 18 Estados já manifestaram ter interesse no programa de desestatização do serviço de saneamento.

Os interessados são Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Fonte: Jornal Folha de SP