Placa CESPEm homenagem ao Dia da Floresta, comemorado em 21 de março, a Companhia Energética de São Paulo (CESP) promoveu o plantio de 600 mudas de 80 espécies nativas de árvores, entre elas ipê, peroba, cabreúva e cedro. As mudas foram plantadas no município de Rosana (SP), dias 16, 17 e 18 de março, por estudantes que visitaram a Usina Hidrelétrica Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera) e o Centro de Produção de Mudas, unidades da CESP instaladas naquele município, na margem do rio Paraná. A comemoração teve a parceria da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Além de colaborar com o reflorestamento das matas ciliares, os técnicos da CESP afirmam que este tipo de ação, por estimular o contato das crianças com a natureza, facilita a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Macacos urbanos

Marcando as comemorações, a CESP lançou no dia 19, também em parceria com a Unesp, o projeto Macacos Urbanos. Houve uma apresentação do projeto para as autoridades do município de Rosana, com distribuição de folders educativos e instalação de nove placas no entorno da mata do Centro de Produção de Mudas. O objetivo do projeto é conscientizar a população sobre o fato de que macacos são animais selvagens e não devem ser tratados como animais domésticos. Já há algum tempo, macacos-prego (Cebus apella) têm aparecido nas áreas residenciais próximas à Usina Porto Primavera, atraindo a atenção dos moradores que chegam até a alimentá-los.

Esse tipo de contato é prejudicial tanto para os macacos como para a população. A alimentação inadequada proporciona obesidade e facilita a procriação dos macacos, aumentando a população da espécie e causando desequilíbrio no ambiente. Os macacos, além de poder transmitir doenças ao homem, chegam até a invadir as casas em busca de alimentos.

Na natureza, o macaco-prego se alimenta na mata com frutos, grãos, sementes, folhas, insetos e ovos de pássaros e répteis, além de pequenos animais vertebrados. “O ideal é o homem não interferir nesse processo”, alertam os técnicos da CESP.

Fonte: Departamento de Comunicação da CESP

Foto: Departamento de Comunicação da CESP