O SPFW compensou as emissões de gases de efeito estufa geradas pela montagem e realização do evento, que ocorre entre os dias 17 e 22 de janeiro. Na contabilização das emissões foi considerado, o transporte de pessoal envolvido na organização, o consumo de energia elétrica, o consumo de materiais, o transporte aéreo da organização, os resíduos gerados entre outros aspectos. Também participam do programa o evento Fashion Rio, a Revista Mag e o Jornal SPFW.

O total das emissões contabilizadas é da ordem de 2.445 toneladas de CO2e, que serão compensadas por meio do plantio de mais de 15.400 árvores nativas. A novidade para esse ano é a inauguração da frente Amazônica Carbon Free, com esta nova frente a Iniciativa Verde estende seu trabalho de recuperação florestal para o bioma Amazônico, mais especificamente, no Vale do Jarí, região localizada na divisa do Amapá com o Pará.

A parceria da Iniciativa Verde com o SPFW começou em 2007, quando Paulo Borges identificou no movimento Carbon Free um vetor de mudança em direção a sustentabilidade, transformando o SPFW no primeiro evento de moda compensado do mundo. O segundo ano Carbon Free também inovou com a “Floresta dos cem anos” que celebrou o aniversário da migração japonesa. As árvores foram plantadas dentro do perímetro urbano de São Paulo no Parque do Carmo. Em 2009 e 2010 o passo dado foi ainda maior, ao unificar e ampliar o projeto de compensação a parceria irá resultar na recuperação de mais de 9 hectares de Floresta Amazônica.

Sobre a Iniciativa Verde
A Iniciativa Verde é um grupo de técnicos de diferentes áreas de conhecimento que, através de uma ótica inovadora, busca soluções ambientais para tornar produtos e processos produtivos menos agressivos ao meio ambiente.
As atividades do grupo são focadas principalmente em uma análise (calculo de emissões de GEE, reflorestamento e supervisão) ampla de sistemas produtivos, identificando possibilidades para atenuar e remediar os impactos ambientais causados por estas atividades.

A Iniciativa Verde é a responsável pelo selo Carbon Free e sua equipe está engajada em assuntos relativos às mudanças climáticas desde 1992. Outros programas como Amigo da Floresta e Carbono Seguro fazem parte do escopo de trabalho da ONG.

Cartaz Comunicação